Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Palestra Educação Trânsito em Teresópolis

Cerca de 30 profissionais participam de capacitação sobre educação para o trânsito
Secretaria de Segurança Pública promove capacitação sobre educação no trânsito-Palestra ministrada pelo Detran tem o objetivo de treinar profissionais disseminadores

Teresópolis, 27 de janeiro de 2014 – A Secretaria M. de Segurança Pública promoveu nesta segunda-feira, 27, no auditório da sede da Guarda Municipal, a palestra Educação para o Trânsito é um Compromisso de Todos, ministrada pelo Detran/RJ. A capacitação faz parte do Programa Trânsito na Escola e contou com a participação de guardas municipais de Teresópolis e de Sumidouro, policiais militares, e representantes da Secretaria M. de Educação e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O objetivo é treinar esses profissionais para que sejam disseminadores das informações para a população e, em especial, para alunos das redes pública e privada de ensino.

“Essa capacitação do Detran sobre educação no trânsito é importante para todos os profissionais que trabalha no trânsito. Eles vão passar esse conhecimento para pedestres e motoristas e para as crianças nas escolas do nosso município e região. A conscientização nas unidades escolares já acontece em nossa cidade, mas é fundamental que os nossos funcionários passem por esse aperfeiçoamento”, frisou o Secretário M. de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

A Chefe do Centro de Pedagogia do Detran, Manoela Morgado, ministrou a palestra e abordou diversos assuntos relacionados à segurança no trânsito, como direção defensiva e estatísticas sobre causas de acidentes. “Quando estamos no trânsito, devemos nos preocupar com a nossa conduta e também estar alerta ao comportamento dos outros pedestres e motoristas, pois segundo números da Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes acontecem por falhas humanas”, pontuou Manoela.

Manoela Morgado citou famosos que foram vítimas fatais do trânsito, como a princesa Diana, o ator Paul Walker e o cantor Gonzaguinha, ressaltando que, de acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o trânsito deixa anualmente 100 mil pessoas com deficiência. Assim, as vítimas e seus familiares têm suas vidas marcadas e redirecionadas.

Para mudar esta realidade, a segurança no trânsito deve ser planejada e permanente, com caracterização do problema, planejamento da estratégia, implementação de medidas e monitoramento. Por exemplo, em uma cidade em que o tipo de acidente que mais ocorre seja atropelamento, é preciso implantar um plano para amenizá-lo ao máximo. As medidas devem estar pautadas na conscientização e educação.

A palestrante ressaltou que a proposta do Detran é levar a educação para o trânsito aos alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio, incluindo os temas Noções de Trânsito e Educação para o Trânsito. Manoela Morgado falou ainda sobre a imprudência dos adultos ao transportar crianças, o que pode provocar acidentes graves, como o não uso do dispositivo de segurança, como cinto ou cadeirinhas. Quanto aos pedestres, mencionou, por exemplo, a importância de uma criança de até dez anos de idade só atravessar a rua acompanhada de um adulto responsável, pois na infância a percepção dos riscos é menor.
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário