Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Prefeitura de Teresópolis reforma Unidades Básicas de Saúde e PSF´s

Prefeitura reforma Unidades Básicas de Saúde e PSF´s
O administrador da UBS, José André Gallo, ressalta que as melhorias vão contribuir para a qualidade do atendimento
Entre as UBS que recebem melhorias está a de Albuquerque

Teresópolis, 1​7​ de janeiro de 2014 – A Prefeitura, através da Secretaria M. de Saúde, está reformando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e todos os PSF´s (Programa de Saúde da Família) do município. As unidades que passam por obras no momento são Vargem Grande e Bonsucesso, no 3º Distrito, e Granja Guarani, Fonte Santa e Albuquerque, na área urbana. A UBS José de Matos, em Albuquerque, recebe melhorias como a substituição de piso, esquadrias, pintura, instalação de alambrado e adequação de espaços, entre outros serviços. A previsão de término desta obra é para daqui a 15 dias.

“A reforma de todas as UBS e PSF´s é uma determinação do prefeito Arlei e estamos nos empenhando para entregar à população, o mais rápido possível, as unidades reestruturadas para proporcionar atendimento digno a todos os usuários. A nossa meta é reformar 100% das unidades de atenção básica até o final deste ano, além da construção de três novas unidades, ampliando a atenção básica no município”, frisou o Secretário M. de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna. As próximas UBS a serem contempladas são a de Pessegueiros e Água Quente, no 2º Distrito.

A reforma da Unidade Básica de Albuquerque começou em setembro de 2013 e engloba serviços gerais nas áreas interna e externa. “A nossa UBS passava por problemas de umidade, devido às características do terreno, causando infiltrações. Então, a instalação de uma rede de drenagem resolveu este problema. Além disso, fomos beneficiados com a colocação de calhas para facilitar o escoamento da água das chuvas. Toda a fiação elétrica foi substituída, assim como algumas janelas, trocadas por outras novas e maiores. Os banheiros também foram reformados, entre outras melhorias, que vão contribuir para a qualidade do atendimento”, pontuou o administrador da UBS, José André Gallo.

A UBS José de Matos fica situada na Estrada Teresópolis-Friburgo, Km 7,5, em Albuquerque, com uma estrutura composta por recepção, quatro consultórios médicos, sala de vacinação, sala de curativos, consultório odontológico, farmácia, cozinha, refeitório e três banheiros.

Além de Albuquerque, pacientes de Vargem Grande, Bonsucesso, Vieira, Santa Rosa, Venda Nova e Imbiu, entre outras localidades, são atendidos nesta unidade. Emerson Vasconcellos é morador de Albuquerque e aprovou a reforma. “Estou aqui para fazer uma consulta e também buscar atendimento para o meu filho Lucas, de 11 anos, e percebi com está bonita a unidade, com aspecto bem melhor”, comentou o caseiro que também elogiou o atendimento recebido.

Com uma equipe formada por 16 funcionários, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes administrativos, a unidade faz entre 1.700 e 2.200 atendimentos mensais, entre consultas com Clínica Médica e Pediatria, Odontologia, exame eletrocardiograma, acompanhamento pré-natal e planejamento familiar com enfermagem, vacinação e curativos. Os profissionais da UBS de Albuquerque também promovem atividades educativas nas escolas da região, como palestras sobre saúde bucal, por exemplo.

A UBS José de Matos faz agendamento para consulta médica às sextas-feiras, a partir das 7h da manhã. O acompanhamento das gestantes é feito toda terça-feira, pela manhã. Os demais atendimentos são feitos conforme a demanda, dentro do horário das 8h às 16h, de segunda a sexta. O telefone para informações é (21) 2644-7614.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário