Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Prefeitura de Teresópolis segue com projeto de economia solidária para artesãos e informa que Grupo terá encontro com prefeito Arlei em fevereiro

Secretário de Trabalho, Lucas Bonifácio, ressalta a valorização do artesão do município​
Prefeitura segue com projeto de economia solidária para artesãos
Grupo terá encontro com prefeito Arlei em fevereiro

Teresópolis, 17 de janeiro de 2014 – A Prefeitura promoveu nesta sexta-feira, 17, no auditório do Espaço Cidadão, o 1º Encontro de Formação em Economia Solidária – Gestão Secretaria M. de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Entre os objetivos estão o fortalecimento do Fórum Municipal do segmento e a promoção de políticas públicas para esses profissionais. O grupo terá uma reunião com o prefeito Arlei, no próximo dia 10 de fevereiro, na qual vai apresentar um projeto voltado para a implantação de ações, como a continuidade da Feira de Artesanato Local realizada em dezembro de 2013, na Praça da Matriz de Santa Teresa.

“A Feira de Natal foi um sucesso e agora vamos dar seguimento ao investimento na valorização dos artesãos do município. Esta é a primeira de diversas reuniões que vão acontecer para que possamos seguir com o trabalho iniciado na feira do final do ano passado. É importante ressaltar a união do grupo e o crescimento gradativo do projeto de fortalecimento da categoria”, pontuou o Secretário M. de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio.

O encontro contou com uma palestra, ministrada pela subsecretária da pasta, Susan Hodge, que apresentou o que é Economia Solidária e como os artesãos podem se tornar empreendedores solidários. “Um dos nossos objetivos é trazer políticas públicas do segmento para a cidade e, para isso, precisamos apresentar projetos à Secretaria Nacional de Economia Solidária, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, o grupo deve estar interado e fortalecido para que, junto com a Prefeitura, possamos aprovar iniciativas junto ao governo federal”, frisou Susan Hodge, lembrando que a Secretaria M. dos Direitos da Mulher participa do projeto.

A reunião teve a presença de representantes do Lar Tia Anastácia, Associação Agroecológica de Teresópolis, AMARTES (Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis de Economia Solidária) e do Espaço Mulher. “O Lar tem um projeto de geração de trabalho e renda para mulheres que fazem reciclagem de jeans, produzindo bolsas e outros acessórios, e elas estão bastante engajadas nesta nova iniciativa, pois terão mais espaço para expor suas mercadorias, entre outros benefícios”, comentou a coordenadora administrativa do Lar Tia Anastácia, Flávia Becker.

Economia Solidária

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar, no qual cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda, além de uma resposta a favor da inclusão social.

Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizado sob a forma de autogestão. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça.
Subsecretária de Trabalho, Susan Hodge, ministra palestra sobre Economia Solidária para artesãos
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário