Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Comissão Organizadora dos assuntos relacionados à preparação de Teresópolis para a Copa do Mundo de 2014

 Preparação de Teresópolis para o Mundial: comissão pontua ações, levanta custos e busca parcerias para a execução das intervenções
Comissão da Copa busca parcerias para reforma de pontos de ônibus, banheiros públicos e do pórtico do Soberbo-Criação de cardápios bilíngues e padronização dos táxis também foram abordadas

Teresópolis, 13 de janeiro de 2014 – Realizada nesta segunda-feira, dia 13, a reunião semanal da Comissão Organizadora dos assuntos relacionados à preparação de Teresópolis para a Copa do Mundo de 2014. Criado no ano passado e formado por representantes do poder público e da iniciativa privada, o grupo de trabalho prepara a cidade para melhor atender a demanda turística, que aumentará durante o Mundial. A reforma de pontos de ônibus e do pórtico na entrada da cidade, e de banheiros públicos no Alto e no Centro foram os destaques da pauta. Também é prevista a produção de material de divulgação com o slogan “Teresópolis, casa da Seleção Brasileira”.

Coordenado pelo vice-prefeito Márcio Catão, que preside a Comissão, o encontro reuniu os secretários municipais Henrique Carregal (Turismo) e Geraldo Carvalho (Fazenda), além do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Leonardo Carvalho, o presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau, Nilson Neves, o diretor de Turismo e a gerente executiva da
​ACIAT(Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Vinicius Claussen e Mônica Blando, respectivamente. Também marcaram presença os secretários municipais José Carlos Cunha (Governo) e Antonio Carlos Moura (Orçamento Participativo e Relações Comunitárias).

Os pontos altos das conversações foram a remodelação de seis pontos de ônibus no trecho entre o Soberbo e a Praça Nilo Peçanha, no Alto; a reforma de banheiros públicos do Centro de Informações Turísticas, no Soberbo, e das praças Higino da Silveira – no Alto, Baltasar da Silveira e Olímpica Luís de Camões – na Várzea, bem como da Rodoviária – no Centro, além da revitalização do pórtico de entrada da cidade – no Soberbo, com a colocação das bandeiras dos países que vão disputar a Copa do Mundo.

As ações estão sendo formatadas dentro de um planejamento, com levantamento de custos e entrega de orçamentos previst​a para a próxima reunião, marcada para segunda-feira, dia 20. De acordo com o vice-prefeito Márcio Catão, estão sendo buscadas parcerias com a iniciativa privada a fim de auxiliar o poder público na execução das intervenções.

“Inclusive, estive recentemente com o diretor regional do banco Itaú, acompanhado do secretário de Fazenda, Geraldo Carvalho, na busca de parceria para outros dois importantes projetos da Secretaria Municipal de Turismo. São eles a revitalização do Lago Iacy, atrativo localizado no bairro Granja Guarani, e a renovação da sinalização turística da cidade”, revelou Catão, acrescentando que novo contato será feito nos próximos dias para dar continuidade às conversações e apresentar detalhadamente os dois projetos.

Outro assunto debatido durante a reunião da Comissão foi a sensibilização dos empresários do ramo de gastronomia, tendo em vista a adoção de cardápios bilíngües pelos restaurantes da cidade, iniciativa coordenada pelo Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

Também sugeridas durante o encontro, a padronização dos táxis da cidade, a fim de facilitar a sua identificação pelos turistas; a preparação dos taxistas com cursos de inglês, para a rápida comunicação com os visitantes estrangeiros, e a adoção do aplicativo Taxibeat, serviço que conecta passageiros e taxistas através do smartphone (iPhone ou Android) ou tablet, serão tema de encontro entre a Comissão, a Secretaria Municipal de Segurança e o Sindicato dos Taxistas de Teresópolis. 

Durante a reunião, o secretário de Turismo, Henrique Carregal, informou que avalia, junto com o 30º Batalhão da Polícia Militar, a cessão de espaço na sede da secretaria, localizada no Soberbo, para que a PM monte uma base fixa de operação no local, a fim de intensificar a segurança na região. Carregal informou ainda que a Secretaria está providenciando mapas bilíngües da cidade, com a localização dos principais atrativos turísticos, e que serão distribuídos aos turistas estrangeiros, facilitando sua circulação em Teresópolis. 

Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário