Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Chefe da Unidade Ambulatorial do HCTCO conclui doutorado

Foto Dois anos ambulatório (1) José Roberto Bittencourt em atendimento na Unidade Ambulatorial do HCTCO
Chefe da Unidade Ambulatorial do HCTCO conclui doutorado

O médico José Roberto Bittencourt Costa, chefe da Unidade Ambulatorial do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e professor adjunto do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), concluiu recentemente seu doutorado em “Ensino em Biociências e Saúde”, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com a tese “Saúde da família baseada em evidências: da prática atual às novas propostas de ensino-aprendizagem nas escolas médicas”.

O trabalho, defendido no dia 24 de fevereiro, teve como objetivo colaborar no desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem em novos cenários de prática nas escolas médicas. Segundo José Roberto, a questão norteadora do estudo foi “de que forma se estabelece um processo de ensino/aprendizagem em novos cenários de prática, como nas Unidades Básicas de Saúde da Família, para graduandos de Medicina, que seja atrativo e capaz de suscitar uma melhor compreensão da complexa dimensão do processo saúde-doença a partir de seu contexto biopsicosocioambiental?”, explicou.

Para o professor a motivação do trabalho veio da prazerosa, mas não menos complexa e muitas vezes tensa, oportunidade de fazer parte da história da implantação da mudança curricular do curso de Medicina. “Experimentei aí as metodologias ativas de ensino/aprendizagem, mas sobretudo o que ainda viria a ser o principal foco de estudo desta tese: a inserção dos estudantes de Medicina desde os primeiros períodos nas Unidades Básicas de Saúde da Família, onde atuei por dez anos”, contou, destacando que o UNIFESO estimula a capacitação docente através do PICD (Programa de Incentivo a Capacitação Docente) com a disponibilização de carga horária para elaboração do projeto. “Vale ressaltar que parte deste estudo foi aprovado no PICPE 2013, e um dos artigos que compõe a estrutura da tese recebeu o prêmio UNIFESO de Incentivo à Produção Acadêmica 2013. Assim como registrei na tese, deixo aqui meu agradecimento ao UNIFESO pelo apoio à realização dodoutorado”, agradeceu.

Sobre o professor

Doutor em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Saúde da Família pelo UNIFESO e pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC/AMB). Especialista em Homeopatia. Chefe da Unidade Ambulatorial do Hospital das Clinicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e Supervisor do Programa de Residência Médica em Saúde da Família do UNIFESO.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário