Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Desenvolvimento Social de Teresópolis capacita equipes técnicas sobre calamidade pública

Desenvolvimento Social de Teresópolis capacita equipes técnicas sobre calamidade pública
Desenvolvimento Social capacita equipes técnicas sobre calamidade pública-Curso foi ministrado pela organização Padrão Águias

Teresópolis, 10 de fevereiro de 2014 – Na última sexta-feira, 7, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participaram de um curso sobre calamidade pública, ministrado pela organização não governamental Padrão Águias da Aventura Objetiva. Durante a capacitação, foram abordados procedimentos e diretrizes para a preparação e pronta ação em situações de calamidades e emergências, com foco no gerenciamento de abrigos destinados à proteção social.

Participaram do curso funcionários dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do plantão social e os operadores técnicos do Programa Bolsa Família. A ação faz parte do planejamento técnico que vem sendo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social para ser incluído no plano de contingência do Município, em parceria com as demais secretarias.

“O Padrão Águias existe há 29 anos, é uma força de ajuda humanitária que sempre atua no município em situações de calamidade. Este ano estamos fazendo uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para dar mais qualidade ao atendimento e, consequentemente, auxiliar a sociedade”, assinalou Cleiton Pimentel, comandante da organização e que ministrou a capacitação.

O curso foi acompanhado por Tania Iorio, assessora da Secretaria de Desenvolvimento Social e responsável pela proteção social básica. Ela enalteceu a iniciativa, que repassou conhecimentos técnicos a serem aplicados pelos profissionais para aprimorar o atendimento à população.

A assistente social Ana Maria também aprovou a capacitação. “Em 2011 houve um despreparo porque ninguém contava com uma tragédia daquela dimensão. Essa capacitação é importante para ficarmos mais preparados para atuar em alguma eventualidade”, opinou.

O Padrão Águias da Aventura Objetiva, que constitui a 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente, fundado em 1985, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, de caráter social e educativo para a preservação do meio ambiente e da vida. Atua em comunidades carentes educando e formando agentes multiplicadores para a constante busca pela melhor qualidade de vida. Também auxilia diretamente as forças públicas e órgãos governamentais na prestação de serviços de proteção ambiental, controle, ordem, segurança, capacitação profissional, buscas e salvamentos e ações sociais e de ajuda humanitária.
Equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Social participam de curso sobre calamidade e socorro à população

Fotos  – crédito Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário