Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Parceria entre FESO e PMT: mulheres se capacitam para o mercado de trabalho em cenários de prática

Foto Capacitação Mulheres (139) A capacitação e inserção da mulher no mercado de já está na sua fase profissional
Parceria entre FESO e PMT: mulheres se capacitam para o mercado de trabalho em cenários de prática


Iniciada em novembro de 2013, a capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho – uma parceria entre a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (SMDM) e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) – já está na sua fase profissional. As alunas dos cursos de garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem estão aprendendo e vivenciando a profissão em cenários de prática como restaurantes e hotéis. “Todas vão fazer visitas técnicas em diferentes estabelecimentos da cidade”, adiantou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e coordenadora geral da capacitação. Ela contou ainda que boas oportunidades no mercado de trabalho já estão surgindo para as participantes antes mesmo da conclusão do curso. “Empresários estão propondo a contratação de algumas alunas já para o carnaval”, comemorou a professora.

Sobre a capacitação

A FESO venceu o processo de licitação após submeter um projeto elaborado pela Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do UNIFESO para ministrar os cursos dessa iniciativa que visa a sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família. “O nosso grande objetivo é dar poder a essas mulheres, e para isso entendemos que elas devem estar conscientes da sua força, sua expressão política, saber a quem elas devem recorrer e como se fazer respeitar perante a sociedade. Além disso, damos a elas oportunidade de cuidar da aparência, trabalhando também a questão da autoestima”, destacou a professora Ana Maria.

Com carga de 200 horas, as aulas englobam noções de cidadania e empreendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além dos conteúdos específicos para postos de trabalho. As alunas que têm filhos contam ainda com a oficina pedagógica organizada pelo curso Pedagogia do UNIFESO, que tem como objetivo geral contribuir para o processo de socialização das crianças e jovens, utilizando o lúdico como instrumento de educação.

A cerimônia oficial de abertura dos cursos aconteceu no dia 25 de novembro, no Campus Sede. Na ocasião a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, destacou a importância de parcerias como essa. “Em todas elas existe o sentimento de responsabilidade social e uma vontade, que vem ambas as partes, de ver o crescimento da cidade”. A primeira-dama Alessandra Rosa, titular da Secretaria dos Direitos da Mulher, ressaltou que o Rio de Janeiro será palco de grandes eventos esportivos nos próximos anos, o que vai movimentar os meios de hospedagem, foco do projeto. “A secretaria entende que qualificação profissional de mulheres para o mercado formal de trabalho amplia a garantia de direitos e contribui na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Agradecemos à FESO por esta parceria e desejamos sucesso nesta jornada”, disse ela em seu discurso na cerimônia de abertura.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário