Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Teresópolis recebe placa do INEA pelo programa de coleta seletiva

Secretário de Meio Ambiente André de Mello comemora, com integrantes da Associação de Catadores Serrana, o destaque recebido do Governo do Estado
Teresópolis recebe placa do INEA pelo programa de coleta seletiva

Teresópolis, 27 de fevereiro de 2014 – O bom resultado da coleta seletiva de Teresópolis em 2013 rendeu ao município uma placa de participação no Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do Estado do Rio de Janeiro. Entregue pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) a onze prefeituras fluminenses durante o seminário anual do PCCS, realizado em dezembro do ano passado, o destaque acabou de chegar a Teresópolis.

“Essa premiação é importante por reconhecer o trabalho realizado pelo município, que se candidatou para receber do INEA um caminhão baú, que será utilizado na coleta seletiva da nossa cidade. Além disso, Teresópolis também ganha ponto junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que está avaliando o nosso programa tendo em vista a possibilidade de aporte de recursos para a construção de galpão e aquisição de equipamentos de reciclagem”, comemorou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.

O PCSS é uma ação de assessoria aos municípios fluminenses, prestada pelo Governo do Estado para a elaboração, implantação e acompanhamento dos seus programas de coleta seletiva solidária, com inclusão, valorização e protagonismo da categoria dos catadores de materiais recicláveis.

Coordenado pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, o programa de coleta seletiva solidária de Teresópolis começou a ser implantado em 2010 pela Prefeitura, e vem sendo ampliado gradativamente. Contando com três caminhões, atualmente a coleta seletiva é feita em 25 bairros, na cidade e no interior, com o recolhimento de aproximadamente 10 toneladas por mês. O serviço também é feito em grandes geradores, como supermercados e empresas. Todo o material é doado à Associação de Catadores Serrana, responsável pela revenda, trabalho que beneficia 10 famílias que vivem da renda obtida com essa atividade.

Já o Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do Estado do Rio de Janeiro foi lançado em 2009 e compõe o Pacto pelo Saneamento. É realizado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), executado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação.

Foto – crédito para Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário