Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Conferência de Defesa Civil prossegue em Teresópolis

Representantes da sociedade e do poder público participam da 1ª Conferência de Proteção e Defesa Civil de Teresópolis
Conferência de Defesa Civil prossegue em Teresópolis

Teresópolis, 13 de março de 2014 – Aberta oficialmente às 10h desta quinta-feira, 13, prossegue até às 17h30 a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Teresópolis. Reunindo agentes de defesa civil, representantes do poder público, sociedade civil, conselhos de políticas públicas e entidades profissionais, comunidade científica e líderes comunitários, a conferência acontece no auditório da Associação Médica de Teresópolis (Rua Wilhelm Cristian Kleme, 680), na Ermitage, em frente à sede da Defesa Civil Municipal.

O objetivo é promover, incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas na política nacional prevista na Lei n° 12.608/2012. A legislação prevê que União, Estados, Distrito Federal e Municípios adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres.

Marcaram presença o vice-prefeito Márcio Catão, o secretário municipal de Administração, José Carlos Cunha, e o tenente-coronel Walter de Souza Figueiredo, da Defesa Civil Estadual, além de representantes do 16° Grupamento de Bombeiro Militar, da Cruz Vermelha Brasileira, do Grupo de Radioamadores de Teresópolis, das organizações não-governamentais Crê-Sendo, Padrão Águias e Care Brasil, bem como Associações de Moradores de bairros e localidades, na cidade e no interior, entre outros.

“É uma alegria ver esse auditório lotado. Agradeço o esforço concentrado de toda a equipe da Defesa Civil e ao prefeito Arlei pelo incentivo à realização deste evento em tão curto espaço de tempo”, declarou o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, na abertura da conferência. “Saudamos todos os presentes, em nome do prefeito Arlei. Parabenizo e desejo sucesso à conferência”, disse o secretário de Administração, José Carlos Cunha.
Representantes da sociedade e do poder público participam da 1ª Conferência de Proteção e Defesa Civil de Teresópolis
Compondo a mesa de abertura da conferência: secretário de Administração, José Carlos Cunha, presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, Maurílio Schiavo; representando os conselhos de políticas públicas, Antonio Carlos Vieira; o líder comunitário Judas Tadeu Florêncio; a representante da Comissão Organizadora Municipal, Roberta Dutra; o representante dos NUDECs, Adriano Fonseca, e o secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva
Com o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, o evento aborda quatro eixos: Gestão integrada de risco e resposta a desastres, Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil, Gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil e Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. 

“O poder público não tem capacidade de resolver sozinho todos os problemas, a população tem que estar junto e cobrar as ações”, destacou Maurílio Schiavo, presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis. “A conferência é uma nova aposta para que se consiga pensar na preparação da cidade para enfrentar os riscos de desastres, e não só na crise”, opinou Roberta Dutra, da Comissão Organizadora Municipal da Conferência e representante de organização não-governamental Care Brasil.

O líder comunitário Judas Tadeu Florêncio fez parte da mesa de abertura do evento, representando as associações de moradores. “Que daqui saiam políticas públicas em defesa das pessoas que moram em áreas de risco em Teresópolis”, pontuou. “Essa conferência é um marco regulatório nas ações de Defesa Civil. Vamos escrever juntos a história, para que vidas não sejam mais ceifadas”, acrescentou Antonio Carlos Vieira, representando o segmento dos conselhos de políticas públicas. “Esperamos que tudo o que for definido aqui não fique apenas no papel, mas que as ações sejam postas em prática para melhorar a nossa cidade”, concluiu Adriano Fonseca, representando os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs).

Os participantes se reúnem em grupos de trabalho para debater cada tema e apresentar 10 propostas de princípios e até 30 diretrizes para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. As propostas serão votadas em plenária final. No fim do evento serão eleitos os seis delegados que vão representar Teresópolis na Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, marcada para o dia 16 de abril, no Rio de Janeiro. Já a Conferência Nacional será realizada de 27 a 30 de maio, em Brasília, e deverá reunir cerca de 1.700 delegados de todo o país.

Programação

13h – Grupos de Trabalho por eixo temático
• Inscrição para os Grupos de Trabalho
• Instalação dos Grupos de Trabalho
• Divisão em subgrupos
• Leitura do Texto de Referência (por eixo temático)
• Debates
• Elaboração de propostas de princípios e diretrizes
17h – Intervalo
• Validação e priorização das propostas
• Inscrição de candidaturas de Delegados para a Conferência Estadual
17h30 – Plenária final
• Apresentação e validação dos relatórios dos Grupos de Trabalho
• Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual
• Encerramento
 Secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva faz a palestra de abertura da Conferência Municipal

Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário