Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de março de 2014

Espécies vegetais do Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO Teresópolis agora podem ser vistas na internet

Carlos Eduardo Carvalho da Rocha_UNIFESO
Espécies vegetais do Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO agora podem ser vistas na internet

Foi durante uma conversa com o coordenador do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, sobre a importância da divulgação dos trabalhos realizados e apresentados ao final da graduação, que o egresso Carlos Eduardo Carvalho da Rocha teve a ideia de criar uma página na internet com o inventário florístico dos canteiros e arboretos do Campus Quinta do Paraíso.

A página tem o nome “Inventário Florístico das Alamedas do Campus Quinta do Paraíso – Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)”, o mesmo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Thereza Cristina Costa Lopes e defendido em novembro de 2013. “O site tem como objetivo divulgar projetos realizados na monitoria com o intuito de preservar e estudar a biodiversidade do Campus, como também estudos ligados a outras áreas da saúde e meio ambiente que sejam realizados pelos estudantes e professores em nosso município. Assim podemos levar mais informações aos colegas biólogos em formação, funcionário e visitantes”, explicou Carlos Eduardo.

Para conhecer o site acesse https://sites.google.com/site/biounifeso/home/flora-do-campus-quinta-do-paraiso.

O Trabalho de Conclusão

Dentre os objetivos do trabalho “Inventário Florístico das Alamedas do Campus Quinta do Paraíso” estavam a realização do inventário das espécies que compõem a vegetação das alamedas, com coletas de amostras botânicas com ramos férteis preferencialmente ou em estado vegetativo para ser prensadas e compor as exsicatas, para reconhecimento dos vegetais que habitam as áreas do campus; além da criação de uma coleção botânica científica que irá compor o Herbário do Centro Universitário através do armazenamento do material botânico coletado e devidamente identificado e registrado, para auxiliar projetos relacionados às pesquisas posteriores desenvolvidas no campus.

“Com o projeto de monitoria sobre o estudo da biodiversidade do Campus Quinta do Paraíso, a Instituição ofereceu bolsas que puderam contribuir para a realização do trabalho, e assim pude dedicar meu tempo ao projeto. Esta bolsa serviu como incentivo, sem contar a importância de se ter projetos que contribuem para gerar dados e benefícios a todos ligados à Instituição direta ou indiretamente", completou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário