Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Prefeitura de Teresópolis, Unifeso e ONG de proteção animal trabalham juntos no combate à leptospirose

Com uma equipe composta por três médicos veterinários, nove alunos da instituição educacional e agentes da Zoonoses , dezenas de cães foram vacinados contra a leptospirose
Prefeitura, Unifeso e ONG de proteção animal trabalham juntos no combate à leptospirose-Cerca de 200 cães foram vacinados contra a doença, na Beira Linha

Teresópolis, 26 de março de 2014 – Uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, através do Setor de Controle de Zoonoses, vinculado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, o Unifeso e a WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal – promoveu no último domingo, 23, no bairro da Beira Linha, uma ação preventiva contra a Leptospirose. Com uma equipe composta por três médicos veterinários, nove alunos da instituição educacional e agentes da Zoonoses , dezenas de cães foram vacinados contra a doença que pode contaminar e matar humanos. Além da vacina, os integrantes da ação distribuíram informativos alertando contra os riscos.

Segundo o veterinário André Martins, professor do Unifeso, a realização da iniciativa só foi possível graças às parcerias firmadas. “É a primeira vez que esta campanha de vacinação contra a leptospirose em cães ocorre aqui em Teresópolis. Através de parceiros como a Prefeitura e a WSPA conseguimos realizar um bom trabalho de campo. O local foi escolhido por indicação do Setor de Zoonoses da Prefeitura por ser a Beira Linha uma área baixa, próximo ao rio, sujeita a ocorrências da doença em humanos e animais também. Ele ressaltou que os ratos não são o único vetor da moléstia. “Estamos fazendo somente nos cães porque os gatos são apenas refratários, não transmitindo às pessoas e no dia 27 de abril haverá a 2ª dose da vacina”, explicou André. Ainda de acordo com o médico, a adesão da comunidade foi muito boa e a ação deverá ser levada a outros bairros do município.
Mais de 200 cães foram vacinados no domingo, 23, em uma ação preventiva de combate à leptospirose promovida em parceria pela Prefeitura, Unifeso e a WSPA
A leptospirose, também conhecida como "doença do xixi do rato", é umas das importantes doenças transmitidas pelos animais ao homem e é causada por uma bactéria que penetra pela pele, mas que também pode ser ingerido junto com a água e alimentos contaminados. Os roedores são os grandes responsáveis pela transmissão da doença através de sua urina, porém os cães podem ser vetores, sendo necessária a vacinação como medida preventiva.

Para a médica veterinária da WSPA, Rosângela Ribeiro, a prevenção é o melhor remédio. “Através de um projeto da WSPA conseguimos com a empresa Merial Brasil as vacinas para a proteção dos cães e consequentemente das pessoas. Em 2010, fizemos uma parceria com o Unifeso para a execução desse trabalho, porque esses animais, na maioria das vezes, fazem parte do núcleo familiar, sendo significativos para o emocional dessas famílias. Por isso, é tão importante a introdução do veterinário nos programas do governo”, comentou.

Morador da Beira Linha, Luiz Claudio Silva, aderiu à campanha e levou suas seis cadelas adotadas para serem vacinadas. “É muito importante para a saúde do seu cão e para nossa própria saúde. Não basta só alimentar. È preciso cuidar e amar seus bichos”, afirmou Luiz.


Sintomas

Febre alta, mal-estar, urina escura, dor muscular e de cabeça são sintomas da moléstia, que atinge os rins, o fígado e os músculos. A maior incidência é registrada no verão, quando as águas das chuvas misturadas ao lixo facilitam a disseminação da bactéria. Anualmente, o Brasil chega a registrar 3 mil casos do mal, dos quais 11% são fatais.

Como medidas preventivas é aconselhável a vacinação dos cães contra a leptospirose, duas vezes ao ano, além da eliminação de lixo e entulho, para evitar a circulação de ratos.
 Para a médica veterinária da WSPA, Rosângela Ribeiro, a prevenção é o melhor remédio

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário