Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Alunos do Ciep da Fonte Santa participam de plantio de mudas em comemoração ao Dia do Solo em Teresópolis

Alunos do Ciep de Fonte Santa e equipe da Prefeitura de Teresópolis comemoram sucesso da ação ambiental
Alunos do Ciep da Fonte Santa participam de plantio de mudas em comemoração ao Dia do Solo

Teresópolis, 15 de abril de 2014 – Em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu nesta data uma ação ambiental na Fonte Santa, com a participação especial de 70 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Ciep Professor Amaury Amaral dos Santos. Limpeza de encosta e do rio que corta a comunidade, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para recomposição da mata ciliar e palestra de educação ambiental foram algumas das atividades. Ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue e de desratização também foram realizadas.

Coordenada pela Secretaria M. de Meio Ambiente, a ação de conscientização sobre preservação ambiental contou com a parceria das secretarias de Educação, Saúde e de Serviços Públicos, bem como da CRT, empresa responsável pela Estrada Rio-Teresópolis.

“Essa é uma atividade de educação ambiental itinerante e a comunidade escolhida para esta data foi a Fonte Santa. Fizemos uma palestra para as crianças falando sobre a importância do cuidado com o solo, com a participação da equipe técnica da Vigilância Ambiental que pontuou sobre os cuidados para combater a proliferação de ratos, insetos, etc. Depois seguimos para a parte prática, na qual elas ajudaram no plantio das mudas ao longo da margem do rio que corta a comunidade”, frisou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello.

As ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue e de desratização foram realizadas por uma equipe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. “Fomos convidados pela Secretaria de Meio Ambiente para fazer um trabalho em parceria e fizemos questão de participar porque sabemos da relevância de orientarmos e alertarmos a população sobre a preservação da natureza”, assinalou o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Alonso de Faria.
Estudantes participam de plantio de mudas de árvores às margens do rioEquipe da Secretaria de Saúde faz trabalho de desratização​

Os estudantes ficaram entusiasmados com a atividade. “Eu gostei muito de participar. É importante a gente preservar a natureza e a parte mais divertida foi plantar a muda de árvore”, disse Cauã, de 9 anos.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e contou ainda com a parceria das secretarias de Educação e de Serviços Públicos, bem como da CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), empresa responsável pela Estrada Rio-Teresópolis. A Secretaria de Meio Ambiente está investindo na realização de, pelo menos, uma grande ação ambiental por mês em um bairro da cidade e a próxima localidade a ser contemplada com o projeto será a Ilha do Caxangá, no mês de maio, em data a ser definida.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário