Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Campanha contra HPV: Teresópolis vacinou 61,77% meninas do público-alvo

TERESOPOLIS
Campanha contra HPV: Teresópolis vacinou 61,77% meninas do público-alvo

Teresópolis, 7 de abril de 2014 – De acordo com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Teresópolis imunizou 2.556 adolescentes de 11 a 13 anos contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. O número corresponde a 61,77% de cobertura. A meta do município é imunizar 80% da população-alvo, estimada em 4.384 meninas de 11 a 13 anos. Ou seja: 3.507 adolescentes deverão receber a 1ª dose da vacina na cidade.

A campanha de introdução da vacina contra HPV no calendário vacinal das adolescentes prossegue até esta quinta-feira, dia 10, em 20 locais, na cidade e no interior, das 9h às 16h. Pais e responsáveis devem apresentar original e cópia da caderneta de vacinação. Depois do dia 10, a imunização estará disponível de forma permanente em 20 postos de saúde do município.

“As adolescentes que completaram 14 anos em 10 de março, primeiro dia da campanha, podem ser vacinadas até esta quinta, 10. Depois, só poderão ser imunizadas as meninas de 11 a 13 anos”, orienta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2014, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, segundo o Ministério da Saúde, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos. 

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea.

Interior: Unidades de saúde de Bonsucesso e de Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova; Igreja de São Pedro e São Paulo (Volta do Pião) e Nikkei Club (Pessegueiros).

• Na Quinta Lebrão, a imunização acontece na unidade de Estratégia de Saúde da Família instalada na sede da associação de moradores do bairro, que foi revitalizada e entregue à população pela Prefeitura. Devido às obras de reforma que estão em andamento nas unidades básicas de saúde de Volta do Pião e de Pessegueiros, no 2° Distrito, a vacinação nessas duas localidades é realizada, respectivamente, na Igreja de São Pedro e São Paulo e no Nikkei Club.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário