Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de abril de 2014

Relatos de estudantes de Medicina do UNIFESO Teresópolis são premiados em Mostra Nacional de Saúde

Estudantes João, Pedro e o Ministro da Saúde Arthur Chioro
Relatos de estudantes de Medicina do UNIFESO são premiados em Mostra Nacional de Saúde

Estudantes e professores do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram e tiveram trabalhos premiados na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil, sendo considerado um dos maiores encontros na área de Saúde do país. A mostra aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, em Brasília.

A professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI) atuou como curadora do evento, na condição de apoio para as experiências inscritas. “Foram mais de 10 mil participantes e pude vivenciar a grandeza que é o SUS”, comemorou a professora. Os relatos “Mais voz, mais saúde: experiência da estratégia Saúde da Família com rádio comunitária”, apresentado pela professora dos cursos de Medicina e Enfermagem Bruna Salgueiro Bruno; e “Vivência de um estudante de Medicina na Atenção Básica teresopolitana”, apresentado pelo estudante Pedro Henrique de Oliveira, ficaram entre os cem relatos premiados da IV Mostra, num total de quatro mil trabalhos.

O relato do estudante Pedro foi fruto do projeto intitulado “Assunção: responsabilizando e cuidando das famílias, crianças e adolescentes moradoras da área de cobertura da UBSF Sítio Assunção – Teresópolis – RJ”, que um grupo de estudantes do UNIFESO desenvolveu a partir da necessidade que sentiram em promover a melhoria das condições de vida e de saúde em localidades de Teresópolis. Entre os que desenvolveram o trabalho, o estudante João Pedro Carvalho explicou que “a tragédia de janeiro de 2011 afetou os moradores destas localidades e trouxe marcas na vida de crianças e adolescentes, que tiveram seus lares atingidos e perderam amigos e parentes. A nossa proposta é reconstruir os pilares da cidadania para eles, a partir do desenvolvimento de ações que promovam a responsabilidade de todos na melhoria da qualidade de vida e de saúde”. João também participou da mostra em Brasília, quando aproveitou a oportunidade para compartilhar experiências com profissionais e estudantes de diversas estados do país.

Ainda em Brasília, no dia 14 de março, Pedro Henrique participou da “Renovação da Política Nacional de Promoção e Prevenção à Saúde” como representante dos estudantes da Região Sudeste, a convite do Ministério da Saúde. “A partir do trabalho que iniciamos no Sítio Assunção fiz a proposta para que estudantes aproveitem mais os espaços e momentos oportunizados durante a prática da graduação. Daí vi a necessidade de criar a Liga de Atenção Básica. Trocar experiências com muitos profissionais da área e da construção do SUS foi muito enriquecedor”, observou o estudante. No dia 15 de março, dentro da programação da IV Mostra, ele falou sobre a sua experiência na atenção básica, “que foi a minha motivação para fundar a liga. Contei sobre a fundação da liga e as atividades promovidas na instituição”.

O próximo compromisso de Pedro e João será no 11º Congresso da Rede Unida, um evento de abrangência internacional a ser realizado em Fortaleza de 10 a 13 de abril, quando vão novamente compartilhar suas experiências da graduação no UNIFESO.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário