Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Saúde faz ações preventivas de combate à dengue e desratização na Quinta Lebrão, em Teresópolis

Equipes unidas na ação de prevenção à dengue e aos roedores
Saúde faz ações preventivas de combate à dengue e desratização na Quinta Lebrão

Teresópolis, 8 de abril de 2014 – Uma grande ação preventiva, e de conscientização dos moradores, sobre a importância de combater focos do mosquito transmissor da dengue e de roedores movimentou a Quinta Lebrão nesta terça-feira, 8. Participaram do mutirão as equipes da Unidade da Estratégia de Saúde da Família do bairro, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde/Controle de Zoonoses e do Programa Municipal de Combate a Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como estudantes de Medicina do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos).

Os agentes percorreram as seis microáreas da Quinta Lebrão, abordando as pessoas e visitando as casas, orientando a população a evitar situações de risco que podem resultar no surgimento de focos do Aedes aegypti, bem como na proliferação de ratos. Também foram colocados raticidas em pontos estratégicos para combater roedores.
Caracterizado, integrante do Programa de Combate a Dengue interage com as crianças do bairroA moradora Luzelia de Oliveira aprovou a iniciativa
“Orientamos os moradores sobre os riscos de manter as caixas d’água sem cobertura e os problemas que o acúmulo de lixo e o descarte inadequado de detritos podem trazer”, pontuou Natalia Torres Benevides de Queiroz, enfermeira responsável pela unidade de saúde e coordenadora da iniciativa.

Larvas de insetos coletadas em pneus e caixas d’água destampadas, entre outros recipientes, foram enviadas para análise do Laboratório de Entomologia do Setor de Controle de Zoonoses, a fim de identificar se pertencem ao mosquito transmissor da dengue. Ainda foram distribuídos panfletos explicativos e feitas palestras sobre alcoolismo, nutrição e prevenção do câncer.

“Essa parceria com os agentes comunitários de saúde é fundamental para facilitar o acesso aos domicílios, e também agiliza o trabalho de conscientização da população”, assinalou Alonso de Faria, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde.
 Mutirão de saúde: equipes percorrem a Quinta Lebrão e abordam moradores
Agente do Programa de Combate a Dengue coleta larva de inseto para análise
A estudante de Medicina Maria Clarice Akill destacou a importância do mutirão para alertar sobre a dengue. “Muita gente em Teresópolis acha que a cidade não tem o mosquito transmissor da dengue, por conta do clima. Mas não é assim. E com apenas dez minutos de cuidados a gente pode evitar a proliferação do Aedes aegypti”, alertou.

Os moradores aprovaram a iniciativa. “É uma ação importante para chamar a atenção dos moradores do bairro para essas questões”, disse o comerciante Francisco José de Freitas Júnior. “Acho ótimo, pois mesmo sabendo desses problemas, às vezes a gente esquece a prevenção”, comentou a manicure Luzelia de Oliveira. “Muito bom para lembrar os moradores dos cuidados que devemos ter sempre”, concluiu a moradora Ana Paula da Conceição da Silva.

Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário