Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Teresópolis participa de Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Secretário de OP de Teresópolis, Antonio Carlos Moura, com o coordenador da Rede Brasileira de OP, Jairo Jorge da Silva, no encontro nacional, em Brasília
Teresópolis participa de Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Teresópolis, 3 de abril de 2014 – O secretário de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Antonio Carlos Moura, representou o município no VIII Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo (OP). Realizado nos dias 1 e 2 de abril, em Brasília, sob a coordenação do prefeito de Canoas (RS) – e coordenador da Rede Brasileira de OP, Jairo Jorge da Silva, o encontro teve como objetivo impulsionar a prática do orçamento participativo, ampliando as políticas de democracia participativa. Teresópolis foi o único município do estado do Rio de Janeiro representado no evento.

Durante o encontro, Moura assinou a adesão de Teresópolis na Rede Brasileira de OP. Trata-se de uma organização de âmbito nacional que contribui com a Gestão Democrática entre todos os entes da federação, atuando por meio de encontros regionais e nacionais, formando e aperfeiçoando os gestores do setor. Ainda auxilia na implantação do Orçamento Participativo em cidades que ainda não possuem esta forma de participação popular. Também aderiram à Rede o Distrito Federal, Uberaba e Itupeva.
Secretário Antonio Carlos Moura no momento da adesão de Teresópolis à Rede Brasileira de OP
“A participação na rede facilita o acesso à capacitação, orientando para ações relacionadas a Orçamento Participativo e também voltadas para a captação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. Ainda proporciona um entendimento melhor do orçamento municipal e orienta para o aperfeiçoamento da relação com as comunidades”, pontuou o secretário Antonio Carlos Moura que, durante o encontro, convidou os participantes a conhecerem Teresópolis. 

Com mais de 70 cidades membros, o encontro celebrou os 25 anos da entidade no Brasil e contou com o lançamento do Prêmio de Boas Práticas da Rede de OP, que aspira impulsionar projetos inovadores na área da democracia e orçamento participativo. Também marcaram presença no encontro o diretor de Participação Social da Presidência da República, Pedro de Carvalho Pontual, e o diretor substituto Daniel Pitangueira de Avelino.
 Secretário Antonio Carlos Moura no momento da adesão de Teresópolis à Rede Brasileira de OP

Fotos – Arquivo Pessoal
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário