Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

“Artemática”: professores municipais recebem formação interdisciplinar

 Gisela Guedes, chefe da Divisão de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e as responsáveis pela oficina
“Artemática”: professores municipais recebem formação interdisciplinar

Teresópolis, 29 de maio de 2014 - Com o objetivo de ofertar aos professores da rede municipal de ensino uma formação continuada, visando a evolução de suas competências e a consequente ampliação do seu campo de aptidões, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da sua Divisão de Anos Iniciais, promoveu a série de oficinas “Artemática”, envolvendo as disciplinas de Artes e Matemática. Realizada no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, a formação teve como público alvo os professores de 4° e 5° anos da rede e foi apresentada pelas professoras Gisele Guedes, Marcia Tayt-Sohn e Yasmine Diogo.

“A Educação, assim como a própria vida, está em constante evolução. A formação continuada possibilita ao docente a aquisição de conhecimentos específicos da profissão, se tornando assim profissionais mais capacitados a atender as exigências impostas pela sociedade, exigências estas que se modificam com o passar dos tempos, tendo então o educador que estar constantemente atualizado”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A formação continuada foi ofertada em quatro oficinas realizadas nos turnos escolares, com grupos pequenos formados por cerca de 20 professoras, visando a troca de experiências, além do enriquecimento do currículo escolar. O projeto prevê também a vista das orientadoras às unidades escolares da rede municipal para observação da consequente aplicação das práticas compreendidas na formação.

“Nossa intenção com essas oficinas é aliar a parte teórica com a parte prática, ajudando o professor a levar esse conteúdo à sala de aula, onde ele deverá aplicar o que foi apreendido com os alunos, na escola. O professor deve estar sempre se atualizando, revendo seus conteúdos, e através da integração da matemática com as artes, a prática pedagógica se torna ainda mais rica”, explicou Gisela Guedes, chefe da Divisão de Ensino Fundamental – Ano Iniciais.
Professoras dos 4° e 5° anos participam da formação Artemática
 Durante a formação os professores aliam a teoria e a prática
Para a professora Marcia Tayt-Sohn, já que a arte está presente em todos os aspectos da vida, não há como separá-la de nenhuma disciplina de Educação. “Podemos trabalhar a Arte de várias maneiras, através de trabalhos interdisciplinares utilizando vários conhecimentos adquiridos. Nesta formação o nosso foco é a matemática e seus vários descritores aliados a artes”, finalizou a professora.
A professora Marcia Tayt-Sohn dá dicas para confecção de materiais pedagógicos

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário