Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Conselho de Segurança de Teresópolis apresenta o novo comando do 30º BPM

​Reunião mensal do Conselho de Segurança Pública apresenta  o novo comando do 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis ​
​​Conselho de Segurança apresenta o novo comando do 30º BPM

Teresópolis, 30 de maio de 2014 - Em reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública, nesta sexta-feira, 30, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea, foi apresentado aos conselheiros o novo comando do 30º Batalhão de Polícia Militar, coronel Cleber Maia, e o subcomandante, major Holanda. Coordenado pelo presidente do Conselho, Nadim Kantara, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

Durante a reunião, que tratou de vários temas como as estatísticas de ocorrências policiais nos últimos 30 dias, o secretário Marcos Antonio da Luz lembrou o ocorrido com a réplica da taça e falou sobre o constrangimento que tais atos causam a cidade. Da Luz também frisou que apesar do aumento do fluxo de pessoas e veículos na cidade, por conta da seleção, tudo está transcorrendo de forma ordeira.

Assumindo os trabalhos da companhia após a transferência do cel. Lima para o Rio de Janeiro, o comte. Maia agradeceu as boas vindas e se colocou a disposição de toda a sociedade teresopolitana. “​​Meu objetivo aqui é dar continuidade às ações que já vinham sendo desenvolvidas pelos comandos anteriores, além de fazer o possível para atender as demandas da sociedade no que for preciso”, disse o coronel.

O atual presidente do Conselho, Nadim Kantara, frisou que a gestão do coronel Cleber Maia à frente do 30º BPM já surte efeitos positivos. “Apesar do pouco tempo em nossa cidade, já recebi elogios sobre a maneira como o coronel Maia vem conduzindo seus homens”, relatou Nadim.

​As reuniões ordinárias do Conselho de Segurança acontecem uma vez por mês e têm como principal objetivo captar as demandas da sociedade e levá-las às autoridades competentes. A próxima está marcada para o dia ​27 de junho.

Conselho Comunitário de Segurança Pública

O Conselho Comunitário Segurança Pública tem 57 membros e segue os princípios de democracia, representatividade, paridade, autonomia, e transparência. O Conselho tem como foco principal o combate à corrupção, a prestação de serviços de qualidade à população e a articulação permanente com as forças sociais. 

Para isso, segue as seguintes normas: eleger seus membros bienalmente, por meio de conferências e fóruns nos quais haja plena participação social; adequar suas ações às realidades locais e regionais, operando os instrumentos democráticos de controle com monitoramento de dados quantitativos e qualitativos das situações de violência e ocorrências criminais; e trabalhar em ações de caráter consultivo, propositivo, fiscalizatório e deliberativo, adequando suas resoluções às orientações e regulamentações do Ministério da Justiça. 

Além disso, o Conselho deve manter estreita relação com todos os conselhos da área de segurança e outros, de modo a facilitar a articulação de ações e gerir todos os seus recursos participativamente, cuidando para que sejam efetivamente utilizados no alcance de seus objetivos.

Texto - Gisele Barreto​
fotos - Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário