Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Exposição Teresópolis, casa da Seleção

A mostra retrata diversos momentos da Seleção Brasileira em Teresópolis
 Aberta a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’

Teresópolis, 15 de maio de 2015 - Já pode ser vista pelo público no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso, a exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra faz uma viagem no tempo e mostra, através de imagens, documentos e objetos, as diversas passagens da Seleção Brasileira por Teresópolis.

“Teresópolis será a casa da Seleção Brasileira e o centro mundial das atenções. É nessa hora precisamos mostrar ao mundo nossa boa hospitalidade. Como contribuição dentro deste processo, a Secretaria de Cultura montou uma exposição especial, oferecendo aos teresopolitanos, e principalmente aos milhares de jornalistas e visitantes, um atrativo a mais durante a passagem por nossa cidade. São informações, objetos e curiosidades que mostram a importância de Teresópolis na preparação da nossa seleção ao longo das Copas. Vale a pena conferir, conhecer um pouco da extensa história da seleção na cidade e já entrar no clima da Copa do Mundo”, convida o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Exemplares de revista estão entre os itens à mostra
Com o título ‘Teresópolis, casa da Seleção’, a exposição ocupa boa parte do primeiro andar da Casa da Memória, com painéis ilustrados, fotografias originais, documentos e objetos, narrando a trajetória da Seleção Brasileira em Teresópolis. A mostra conta desde a criação da antiga CBD – Confederação Brasileira de Desportos, passando pela transformação em CBF, as primeiras vindas da seleção a Teresópolis, a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então.

Em uma das salas, um vídeo especial está em exibição, onde podem ser vistos grandes momentos de atuação da Seleção Brasileira ao longo das Copas. Curiosidades a respeito da Seleção Brasileira, das Copas do Mundo e do futebol em geral também serão abordadas na exposição, além de recortes de jornal, exemplares da Revista Placar de diversas épocas, álbuns de figurinhas e, é claro, a camisa da Seleção Brasileira.

Com fotos raras, a exposição pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso
A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão do coordenador de exposições e designer gráfico, Ricardo Guarilha.

Semana de Museus - Além de contribuir para a recepção dos muitos convidados que o município receberá neste período, a exposição representa também a participação de Teresópolis na 12ª Semana de Museus, que vai até domingo, 18 de maio, com o tema ‘Museus: as coleções criam conexões’. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, este ano o evento reúne 4.268 atividades, promovidas em 1.337 museus e outras instituições culturais participantes.

Decoração especial - Além da exposição, a Secretaria de Cultura está preparando ainda uma decoração especial, alusiva à Copa do Mundo, que vai adornar a fachada da Casa de Cultura Adolpho Bloch já a partir desta sexta-feira, 16 de maio. Um grande painel temático será instalado no local, dando as boas-vindas ao público e mostrando que a Cultura também torce pela Seleção Brasileira nesta Copa.

Serviço - A exposição ‘Teresópolis, casa da Seleção’ pode ser vista na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), de segunda a sábado, das 13h às 17h. Visitação até 13 de agosto. Além desta, pode ser vista também no mesmo local a mostra permanente ‘Teresópolis, um passeio pela história’.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira​
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário