Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cultura de Raiz faz a festa em Guapimirim

Ao som de Seu Timbira, o público improvisou uma quadrilha
Cultura de Raiz faz a festa em Guapimirim
Palco sobre rodas da Cultura aprovado

Teresópolis, 25 de junho de 2014 - Guapimirim amanheceu em festa neste domingo, 22 de junho, com a edição itinerante do Encontro de Cultura de Raiz. Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o projeto visitou pela segunda vez o município vizinho, levando novamente muita alegria e animação e agradando em cheio os moradores e visitantes da região.

Nesta segunda empreitada, o evento foi realizado no restaurante Chafariz de Ouro, onde hóspedes e muitos visitantes curtiram o melhor da música do homem do campo, dançaram, se divertiram e aplaudiram com orgulho a performance dos artistas teresopolitanos, levados especialmente a Guapimirim pelo já conhecido Ônibus da Cultura.

Com a coordenação de Andrea Sant’Anna e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, a edição especial do Cultura de Raiz marcou a estreia do Palco sobre Rodas da Cultura. O caminhão, adquirido recentemente e devidamente adaptado para funcionar como um palco itinerante para os projetos da Secretaria de Cultura, fez enorme sucesso e em breve será utilizado também em Teresópolis.

Entre as atrações da edição itinerante, destaque para os sanfoneiros Zé Lopes, Heraldo do Acordeon e ainda ‘Seu’ Timbira, que apostou em um pot-pourri de canções de festas juninas e animou a plateia para formar e dançar uma quadrilha improvisada.

Um dos pontos altos da festa foi a apresentação de Aline Arthou, emocionando a todos com Romaria, e de Bia Morgan, que encantou com ‘Asa Branca’, entre outras. Destaque ainda para o forró de Fernando Mello, que se apresentou com Genaro da Zabumba e a participação do secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, agitando a plateia com ‘Amor de Passarinho’ e ‘Zé Matuto’.
Arnaldo Almeida, Beto Selig e Írio Lima na abertura do programa
Artesãos teresopolitanos participaram do eventoChitãozinho e Felipe Rodrigues
Crésio da Vila marcou presença
Dezenas de pessoas prestigiaram e curtiram o eventoDo alto do Palco sobre Rodas, Fernando Mello agitou a plateia com forró
Emoção com Aline Arthou e Bia MorganFernando Mello, Írio Lima, Andréa Sant'Anna, Tânia Mara e Nara Zeitune no encerramento do evento
Entre outros, Zé Futrica marcou presença, assim como Wanda Pinheiro e Vera Borcard, que encantou a todos com ‘Sabiá’, acompanhada por Zé Luiz. Crésio da Vila, Zé Rodrigues e Silvio José também alegraram a plateia, assim como Felipe Rodrigues, se apresentando ao lado de Chitãozinho.

Encerrando a edição especial em grande estilo, o guapiense Írio Lima, que ao lado de Fernando Mello deu mais um show de forró, com sucessos como ‘Morena Tropicana’ e ‘Cultura de Raiz’, música criada por ele em homenagem ao projeto. Atendendo aos muitos aplausos e pedidos de bis, os artistas ainda deram uma canja, alegrando a todos. “Foi tudo perfeito. Mais uma edição de sucesso deste projeto maravilhoso. O caminhão caiu como uma luva, os artistas se divertiram e alegraram, o público se deliciou. Só temos a agradecer. Foi incrível e, com certeza, faremos outros”, disse Tânia Mara, da produtora Palavra de Arte, que intermediou a ida do projeto a Guapimirim.

Parceria e caminhão aprovados

Parceiro na realização do evento, o prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio, esteve presente e aprovou a estrutura. “O projeto já era excelente. Agora, com este caminhão, ficou ainda melhor. Que possamos levar esta parceria adiante, com mais eventos em Guapimirim”, disse, acompanhado do secretário de Cultura do município, Mauro Motta.

Além das autoridades, os muitos visitantes que estiveram no Restaurante Chafariz de Ouro ficaram encantados com o projeto. “Muito bom e animado. Isso sim é música”, comentou a aposentada Conceição Castilho. “Foi a primeira vez que vi o projeto e adorei. Maravilhoso. Dancei e me diverti muito. Tomara que voltem sempre”, vibrou a professora Maria Helena Urbani.

Proprietária do restaurante Chafariz de Ouro, Neli Bresiane era só elogios. “Eu adorei. Foi simplesmente maravilhoso. Artistas de alto nível, com trabalho de qualidade e bom repertório. Toda a equipe da Secretaria de Cultura de Teresópolis está de parabéns”, destacou.

Para o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, o evento alcançou com êxito o objetivo proposto. “Tivemos um grande público, que aprovou e vibrou com o projeto, aproveitando cada minuto. Além disso, o Caminhão da Cultura foi um sucesso, atendeu com eficiência as necessidades da atração. Mais do que nunca, poderemos a partir de agora levar a cultura a qualquer lugar”, comemorou.

Relação de participantes

Participaram da edição itinerante do Cultura de Raiz em Guapimirim os seguintes artistas: Írio Lima, Arnaldo Almeida, Genaro da Zabumba, Zé Luiz, Beto Selig, Zé Lopes, Zé Rodrigues, Seu Timbira, Crésio da Vila, Silvio José, Wanda Pinheiro, Vera Borcard, Zé Futrica, Heraldo do Acordeon, Fernando Mello, Aline Arthou, Bia Morgan, Felipe Rodrigues e Chitãozinho, Nara Zeitune, Andréa Sant’Anna, Tânia Mara e Karen Rodrigues, além dos artesãos Luiza Coelho e Bento Rufino.

O Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009, com o intuito de resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Conta com edições mensais sempre no primeiro domingo de cada mês, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, além das edições itinerantes.
Zé Lopes, com Genaro da Zabumba, Arnaldo Almeida e Zé Luiz
Zé Rodrigues foi uma das atrações no Palco sobre Rodas
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário