Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

Professor Walter Tavares lança nova edição de livro no UNIFESO Teresópolis

Professor Walter Tavares lança nova edição de livro no UNIFESO Teresópolis
Professor Walter Tavares lança nova edição de livro no UNIFESO

O professor Walter Tavares, do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), lançou no dia 4 de junho o livro Antibióticos e Quimioterápicos para o Clínico – terceira edição, revista e atualizada, pela Editora Atheneu. O evento foi prestigiado por dirigentes, professores e estudantes da área de saúde.

Na ocasião o autor ressaltou seu agradecimento pelo apoio da Instituição e a alegria de estar lançando o livro no UNIFESO. “Eu me julgo um semeador. Ao longo de minha vida médica fui juntando conhecimento e me acho no dever de distribuí-lo, como tenho procurado fazer ao longo da minha vida profissional como docente”, declarou o professor Walter Tavares. Ele aposta que esta terceira edição do livro “seguirá o percurso de aceitação e sucesso já alcançados como texto de referência obrigatória na bibliografia médica nacional”. 

O professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) homenageou o autor afirmando que “termos docentes como o professor Walter Tavares, que mantém a qualidade, o compromisso, dedicação e postura diante da educação médica faz de nós uma Instituição de sorte e vai ao encontro do nosso objetivo maior, que é formar bons profissionais na área de saúde. O professor Walter, com esta personalidade brilhante de educador, já é alguém diferenciado dentro do curso”. O Diretor Geral agradeceu pela escolha do UNIFESO para o lançamento da obra e “por sensibilizar os estudantes para a importância da formação e produção acadêmica”.

O professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, destacou a importância do momento, “que é o lançamento de um clássico da medicina brasileira, com 40 anos de evolução, um livro que vem sendo reeditado, aprimorado e atualizado nesse tempo todo. Hoje estamos de posse de um ritual que usamos sempre quando queremos nos apropriar destas questões de antibiótico na terapia no dia a dia”.

A presidente da Liga de Infectologia Professor Walter Tavares, estudante Anna Emilia Castro de Azevedo, conta que o interesse dela pela área veio através do incentivo do professor Walter, que “sempre instigou nosso pensamento clínico. Eu me sinto privilegiada de estar trabalhando junto a ele, que me fez decidir pela área que eu quero seguir”.

Sobre o livro

Antibióticos e Quimioterápicos para o Clínico - 3ª edição mantém integralmente a linha didática na abordagem do texto, na sistematização e itemização dos capítulos, que bem definem seu principal objetivo: servir ao médico de qualquer especialidade, aos internos e residentes de Medicina que, no dia a dia do seu trabalho se deparam com quadros infecciosos e que, após firmarem o diagnóstico, necessitam de linha de tratamento a ser seguida. A obra traz informações atualizadas sobre os medicamentos, sua ação e seus mecanismos sobre o agente infeccioso, as alternativas possíveis quando do aparecimento de patógeno resistente e os potenciais efeitos adversos produzidos pelo fármaco, além de informações sobre o antimicrobiano que melhor se ajuste à faixa etária do paciente, seus eventuais limites, ao se considerar as intercorrências de doenças de base clínica ou cirúrgica, ou fisiologicamente restritivas, como no caso das afecções hepáticas e renais. Também trata sobre interações medicamentosas e doses de ajuste para o paciente. O livro relaciona os nomes comerciais dos produtos existentes no mercado nacional, encontrados na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) com sua apresentação genérica, quando disponível, e as especialidades farmacêuticas de referência, de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Ministério da Saúde do Brasil. Esta 3ª edição compõe-se de 31 capítulos e de um livreto contendo as chamadas Tabelas de Consulta Rápida (são 24 tabelas).

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário