Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Programa Mais Educação aponta 90% de aprovação no Ensino Regular

O secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, aponta o sucesso da Educação Integral
Programa Mais Educação aponta 90% de aprovação no Ensino Regular

Teresópolis, 26 de junho de 2014 - A partir dos dados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2014 junto às equipes diretivas das unidades escolares municipais que aplicam o Programa Mais Educação, e ainda a partir de checagem quantitativa de aprovações/reprovações, em atas de resultados finais das referidas escolas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) chegou esta semana a resultados positivos sobre a implementação e atual ação do programa federal em Teresópolis, que apontam o estímulo à frequência dos alunos às oficinas ofertadas e como ganhos reais dos trabalhos desenvolvidos.

“Os números resultantes dessa pesquisa apontam que há impactos positivos do trabalho desenvolvido nas oficinas do Programa Mais Educação sobre o rendimento escolar de nossos alunos. Esses resultados nos estimulam a investir cada vez mais na proposta da Educação Integral, visando uma aprendizagem efetiva de forma diversificada, lúdica e prazerosa”, aponta o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias, por meio de atividades optativas: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

“Os números obtidos na pesquisa são realmente positivos. Segundo ela, observamos a constatação de aprovação de 90% dos alunos no Ensino Regular, que frequentaram em 2013 75% dos atendimentos Mais Educação. Isso demonstra avanço inclusive, sobre o índice comprovado em 2012 que foi de 87%”, avalia a diretora de Educação da SME, professora Carla Rabello.

Outro índice extremamente positivo apontado pela pesquisa faz alusão à evasão escolar graças a oportunização de acesso às atividades extra-curriculares/culturais e lúdicas diversificadas. Existem, porém aspectos que ainda precisam avançar no que diz respeito a um maior sucesso do programa no âmbito municipal.

“Mesmo com números tão positivos, a pesquisa demonstrou que precisamos avançar no que diz respeito à valorização da proposta de Educação em tempo integral por parte da comunidade escolar (professores, funcionários, pais e responsáveis). Temos a necessidade de espaços físicos mais adequados ao desenvolvimento das atividades, já que a Educação Integral consolida-se em um trabalho além dos ‘muros escolares’ e a capacitação permanente dos educadores sociais também foram apontadas com necessidades de avanços”, explica a professora Marcia Maria, coordenadora do Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino.

Atualmente, 40 unidades escolares fazem parte do Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino e a possibilidade de inscrição está aberta para mais 27 escolas ainda este ano. Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, aquisição dos kits de materiais, contratação de pequenos serviços e obtenção de materiais de consumo e permanentes. De acordo com as atividades escolhidas, as escolas beneficiárias também podem receber conjuntos de instrumentos para banda fanfarra, hip hop e rádio escolar, dentre outros, conforme Manual PDDE – Educação Integral.
A equipe do Mais Educação em Teresópolis comemora o sucesso do programa na rede municipal

Texto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário