Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Aluna dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura de Teresópolis será destaque em documentário do Canal Futura

A gravação mostra a rotina de Giulia, chegando à Casa de Cultura para um dos cursos que frequenta
Aluna dos cursos gratuitos da Secretaria de Cultura será destaque em documentário do Canal Futura

Teresópolis, 15 de agosto de 2014 – Profissionais da produtora Cine Group vêm chamando a atenção esta semana em Teresópolis. O grupo está no município desde domingo, 10 de agosto, para realizar as filmagens de um dos programas da série ‘Destino: Educação Brasil’, do Canal Futura. A personagem principal do episódio filmado em Teresópolis é a estudante Giulia Ramos, aluna da Escola Municipal Antônio Santiago e destaque de vários dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura. E por conta disso, diversas tomadas do documentário foram feitas na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Trata-se de uma série de 26 programas mostrando um panorama da educação em todas as regiões brasileiras, destacando 26 municípios e escolas que tiveram bom resultado ou melhora significativa nos indicadores de educação, como o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

No Estado do Rio, duas cidades foram escolhidas pelo bom desempenho no Ideb: Teresópolis e Saquarema. A partir desta definição, uma equipe veio ao município pesquisar sua história, suas escolas, seus alunos. Após todo o trabalho de pesquisa, identificando as escolas com melhor Ideb na cidade, a estudante Giulia Ramos foi escolhida para ser a personagem que representará a educação de Teresópolis.

“É um programa sobre educação. Mas, queremos tratar o assunto sob um enfoque diferente, partindo do cotidiano de nossos personagens e mostrando sempre experiências bem sucedidas”, explica a coordenadora de conteúdo do Canal Futura, Kitta Eitler, que veio a Teresópolis supervisionar pessoalmente as gravações. “Tudo foi levado em consideração para a escolha, até mesmo a desenvoltura de Giulia para falar frente às câmeras. Afinal, é ela quem leva o programa. Estamos gravando o quarto programa da série e temos encontrado crianças maravilhosas”, completou.
Giulia Ramos é destaque entre os alunos do curso de circo

Assim, após tudo resolvido, a equipe subiu a serra para gravar o programa. As filmagens vêm sendo feitas desde segunda-feira, 11, mostrando um dia na vida de Giulia Ramos, incluindo gravações na Escola Municipal Antônio Santiago, onde a menina estuda, e na Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde ela participa de diversos cursos gratuitos oferecidos, sempre com destaque.

Estudante do 7º ano, Giulia Ramos é aluna aplicada, com excelentes resultados escolares e ótimo desempenho também nos 12 cursos extracurriculares que frequenta. Entre outros, ela cursa circo, cerâmica, artesanato, violão, jazz, dança de rua, desenho e teatro na Casa de Cultura Adolpho Bloch. E além de tudo isso, ainda cursa balé e inglês.

Para a mãe, Alba Valéria Ramos, a menina é motivo de orgulho. “O sonho dela sempre foi esse, câmeras, palco, holofotes. E mesmo frequentando tantos cursos, ela consegue ter ótimo desempenho na escola. Aliás, em minha opinião, tudo o que ela aprende nos cursos, como coordenação, equilíbrio, controle motor, interpretação, etc, acaba favorecendo ainda mais seu desempenho escolar. Como mãe, eu não poderia estar mais orgulhosa e feliz”, comentou Alba.

Presente em parte das filmagens, o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, estava satisfeito. “Sempre elogiamos a atuação da Giulia, uma menina que se destaca em todas as atividades que cursa. Porém, mais do que isso, este programa mostrará pontos positivos importantes de Teresópolis, como a qualidade de nossas escolas, de nossos alunos e, também dos cursos culturais gratuitos ofertados pela Secretaria de Cultura, que tanto contribuem para a formação de melhores cidadãos teresopolitanos. O secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, está de parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando a frente da pasta, fazendo da nossa educação referência nacional”, comemorou.

A série ‘Destino: Educação Brasil’ está prevista para estrear em novembro pelo Canal Futura, com previsão de transmissão posterior em outros canais da NET, que integra o grupo O Globo. Serão 26 programas, com meia hora de duração cada um, em média, realizados em parceria com o SESI.
Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a coordenadora de conteúdo do Canal Futura, Kitta Eitler

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário