Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

EJA faz reunião para definir planos e metas para o segundo semestre

 Coordenadora da EJA, Ana Paula Coutinho, fala com sua equipe
EJA faz reunião para definir planos e metas para o segundo semestre

Teresópolis, 26 de agosto de 2014 - Com o objetivo de confraternizar, refletir e planejar o próximo semestre, a equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino se reuniu na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, na noite da última segunda-feira, 25. Diretores, orientadores e professores avaliaram o último semestre letivo, planejaram o próximo e ainda assistiram a uma palestra da psicóloga e professora Érika Neves.

“A grande novidade desse encontro é o planejamento para a EJA diurna, que vai atender três turmas em período integral, com proposta diferenciada de oficinas pela manhã e aulas convencionais a tarde. Além disso, vamos aproveitar esse momento para estruturar nossas atividades deste semestre, fomentando propostas para combater a evasão escolar”, explicou a coordenadora da EJA no município, professora Ana Paula Coutinho.

A Educação de Jovens e Adultos na rede municipal programou diversas atividades para o segundo semestre como EJA Solidária, EJA Saúde, EJA no Cinema, Maratona de Língua Portuguesa, Maratona de Matemática, Jogos da EJA, Noite de Talentos e Feira Literária. A ideia é tornar o ensino de jovens e adultos o mais interessante possível para evitar a evasão escolar.

“Infelizmente a evasão escolar é um fenômeno bastante comum no universo da Educação de Jovens e Adultos. A nossa proposta tem toda uma estrutura voltada para essa questão e, por isso, já foi reconhecida e premiada nacionalmente. A secretaria de Educação se orgulha desse trabalho e investe nesta questão”, avalia a diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello.

Outra questão apontada durante a reunião foi a mudança da clientela da Educação de Jovens e Adultos no município. De uma maioria de adultos, o sistema agora vem recebendo um grande número de jovens, muitos deles porque não conseguiram sucesso em turmas convencionais. Voltada a essas questões, a psicóloga e professora Érika Neves fez sua palestra.

“A importância do grupo coeso, unido em um ideal, da resiliência do professor que trabalha no terceiro turno, partindo do princípio que a clientela da EJA mudou, principalmente na questão da idade, é fundamental. Precisamos despertar nesses alunos o interesse e o desejo de continuar estudando ancorados em uma projeção futura, não porque são obrigados ou porque é lei, mas porque desejam conquistas que virão em suas vidas”, resumiu Érika.
 Equipe da EJA no município se reúne para planejar o segundo semestre de 2014
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário