Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Prefeitura de Teresópolis realiza vistoria semestral para fiscalizar transporte escolar

 Vistoria semestral das vans dos permissionários que prestam o serviço de transporte escolar acontece na Praça da Feirinha de Teresópolis
Prefeitura realiza vistoria semestral para fiscalizar transporte escolar
Condutores terão até dia 15 para regularizar pendências

Teresópolis, 8 de agosto de 2014 - A equipe da Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou nestas quinta, 7, e sexta, 8 de agosto, a vistoria semestral das vans dos permissionários que prestam o serviço de transporte escolar no município. A verificação aconteceu na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, no Alto.

Cerca de 30 vans compareceram à inspeção obrigatória, cumprindo determinação da Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o serviço em Teresópolis, e que é feita tanto para checar os equipamentos obrigatórios de segurança e conforto no transporte dos estudantes, bem como para renovar a autorização da prestação do serviço.

“Nessa vistoria, além de avaliar as condições gerais do veículo, também são verificados os documentos dos automóveis, bem como seus padrões técnicos e de segurança para ver se está tudo em dia. A vistoria é obrigatória e os proprietários das permissões que não vierem submeter os seus veículos à fiscalização podem ter a sua permissão cassada, como o previsto na lei do transporte escolar”, alertou o coordenador de Engenharia de Tráfego, Márcio Salomão.

Durante a vistoria, são checados itens de conforto, segurança, higiene e aparência, tais como: faixa escolar, luz alta, luz baixa, faroletes, luz de freios sinaleiras (pisca-pisca), espelhos, retrovisores (externos e internos), limpadores de pára-brisas, buzina, cinto de segurança correspondente ao número de passageiros, extintor de incêndio, cano de descarga (observação de ruído), vidros de janelas, portas (abertura e fechamento), pneus (verificação da condição de uso), pneu estepe, chave de roda, macaco e triângulo, freio de mão, pára-choque (dianteiro e traseiro), lanternas de posição traseira de cor vermelha, luzes de posição dianteiras (faroletes) de cor branca ou amarela.
Responsável pela Divisão de Trânsito, Gizele Ferreira, prepara documentação dos veículos vistoriados
Segundo a chefe da Divisão de Trânsito da Prefeitura, Gizele Ferreira, depois de todo o processo de fiscalização do carro e da documentação, o veículo recebe o alvará do semestre e um selo com a data da vistoria. “É importante os responsáveis saberem que todas as vans possuem um adesivo, identificando que o veículo está vistoriado e de acordo com as exigências do Código de Trânsito Brasileiro. Então os pais que se sentirem constrangidos em pedir a documentação podem simplesmente observar o selo, que a cada semestre recebe uma cor diferente, com a data da última vistoria”, explicou Gizele.

Um dos primeiros veículos a passar pela vistoria foi o de Jean Baptista Servais Correa. “Acho muito importante essa fiscalização para garantir mais segurança às crianças e a nós motoristas. Amo o que faço. Trabalho com amor e carinho e é claro que meu desejo também é oferecer um serviço de qualidade aos meus clientes, por isso, não deixo de participar da vistoria”, comentou Jean.

Experiente no ramo, Jose Carlos Provadello também aprova a fiscalização. “Para nós que trabalhamos com transporte escolar é muito bom porque nos sentimos mais seguros com o carro legalizado e em boas condições. A fiscalização também ajuda a inibir a ilegalidade na prestação do serviço”, disse Provadello.

O permissionário do transporte escolar que tenha perdido o prazo para a vistoria pode se dirigir à Guarda Municipal (Rua Heitor de Moura Estevão, 300, Várzea) e agendar nova data. Para a inspeção devem ser apresentados os seguintes documentos (originais e cópias): Carteira Nacional de Habilitação (piloto e concessionário), documento do veículo vistoriado – 2014, certidão negativa, comprovante de liberação do mecânico responsável pela manutenção da van, seguro APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) e comprovante de residência atual (piloto e concessionário).

O transporte escolar é uma concessão do poder público que, pela legislação do município, só pode ser prestado por empresas e estabelecimentos de ensino, cooperativas ou associações legalmente constituídas, como a Acote – Associação dos Condutores de Transporte Escolar de Teresópolis, que também atende as exigências do Código de Trânsito Brasileiro e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3642-8299.
 Depois da fiscalização do carro e da documentação, o veículo recebe o alvará do semestre e um selo com a data da vistoria

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário