Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Teresópolis participa do II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Teresópolis RJ Brasil
Teresópolis participa do II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas
Evento teve como pauta a implantação de ações conjuntas entre os comitês estaduais

Teresópolis, 18 de agosto de 2014 - Com o tema ‘Comitê de Bacia Hidrográfica - Articulador Político das Águas’, aconteceu entre 7 e 9 de agosto, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, o II Ecob-RJ (Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas). O evento teve como objetivo promover a reflexão sobre o papel político dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro na implementação de ações conjuntas com os entes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

A programação contou com palestras; encontros setoriais entre ONGs (organizações não-governamentais), instituições técnicas de ensino e pesquisa, organismos de bacias, usuários e poder público; visitas técnicas; e Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH).

Na ocasião, foi apresentada pela representante da Sociedade Civil de Teresópolis no Comitê Piabanha, Rosayni Batalha, uma proposta de integração entre comitês de bacias hidrográficas, Agenda 21, conselhos e unidades de conservação. O projeto foi aprovado e será levado para o XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece de 23 a 28 de novembro em Maceió, Alagoas.

“Essa proposta já foi apresentada no I Ecob, recebeu uma moção e foi tão bem aceita que o Inea vem trabalhando na implantação dessa iniciativa. E nesse segundo encontro, conseguimos com que ela fosse aprovada nas plenárias setorial e geral. Se for aprovado também na etapa nacional, o projeto vai virar uma diretriz para os comitês de todo o Brasil”, explicou Rosayni Batalha.

Representantes dos comitês de Bacias dos estados do Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Maranhão, Bahia e Minas Gerais participaram do II Ecob-RJ como convidados especiais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário