Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Alunos do Colégio Campos Salles visitam Casa da Memória e produzem trabalho sobre Teresópolis

O grupo foi orientado pela chefe do Patrimônio Histórico, Regina Rebello
Alunos do Colégio Campos Salles visitam Casa da Memória e produzem trabalho sobre Teresópolis

Teresópolis, 24 de setembro de 2014 - Há cerca de um mês, um grupo de alunos do Colégio Estadual Campos Salles vem visitando a Casa da Memória Arthur Dalmasso. O objetivo dos alunos é pesquisar sobre a história de Teresópolis, visando a elaboração de um trabalho que será exposto na Feira de Ciências da escola, a ser realizada no dia 19 de outubro, das 9h às 14h. E, para isso, os alunos não só pesquisaram, como também irão reproduzir no colégio uma das exposições promovidas pela Secretaria de Cultura.

A ideia surgiu a partir da definição do tema da Feira de Ciências do Campos Salles que, este ano, aborda os Biomas do Brasil e, ao contrário do usual, abrange outras disciplinas além de ciências e biologia. Com base na diversidade de opções, um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio optou pela disciplina de história e, a partir da sugestão de um dos professores, decidiu abordar a história de Teresópolis.

E assim, após definido o tema, Antonio Alves, Igor Freitas, Sabrina Neves, Rebecca Carneiro, Maria Eduarda Ribeiro, Nivana Miato, Breno Mendes, Carolina Salino e Pedro Cordeiro partiram para a Casa da Memória Arthur Dalmasso. Orientados pela chefe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, Regina Rebello, e pelo historiador Romildo Pires, os alunos fizeram diversas visitas ao espaço e passaram um mês pesquisando amplamente o tema e desenvolvendo o trabalho.

Como resultado, o grupo irá apresentar na Feira de Ciências do Colégio Campos Salles uma nova versão da exposição ‘A cidade e o tempo – Teresópolis ontem e hoje’, que conta com 36 fotografias, fazendo comparativos de uma mesma cena, ressaltando como era o local em meados do século XX e como é hoje, na atualidade. “Será nossa maneira de contar a história de Teresópolis, de uma forma diferente e envolvente. Temos certeza de que a exposição vai agradar a todos. Vir pesquisar na Casa da Memória nos ajudou bastante”, comentou Carolina Salino.

“Mais uma vez se confirma a importância da preservação da memória e da história do nosso município. Ao ser uma das guardiãs da história de Teresópolis, abrigando o acervo e sediando diversas exposições, a Casa da Memória Arthur Dalmasso não apenas atua informando turistas e interessados, mas também como excelente fonte de pesquisa, a exemplo do trabalho dos alunos do Campos Salles. Para nós, é motivo de grande orgulho saber que estamos cumprindo nosso papel neste processo de conservação da memória e repasse da nossa história”, analisa o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
Os alunos do Campos Salles apostaram na Casa da Memória para pesquisar sobre a história de Teresópolis
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Romildo Pires
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário