Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

As Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo nesta sexta, 5 na Casa de Cultura de Teresópolis

As Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo nesta sexta, 5 na Casa de Cultura de Teresópolis
As Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo nesta sexta, 5
Show apresenta repertório dos Beatles com novos arranjos e versões na Casa de Cultura

Teresópolis, 04 de setembro de 2014 – Quem aprecia o som do bom e velho Beatles já tem programa garantido para esta sexta-feira, 5. A partir das 20h, acontece na Casa de Cultura Adolpho Bloch o espetáculo ‘As Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo’. Promovido com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento é um convite e tanto não só para os admiradores da banda inglesa, como também para aqueles que apreciam uma boa execução instrumental.

“Será um programa diferenciado para quem aprecia a boa música. Além do repertório que permanece inesquecível, a qualidade dos músicos é excelente. E o melhor de tudo é ser um show apresentado por artistas teresopolitanos, ocupando mais uma vez a Casa de Cultura, um espaço destinado prioritariamente aos artistas de nossa cidade. Esperamos que outros artistas ocupem este espaço e que muitos eventos como este venham pela frente”, destaca o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

O show As Aventuras Instrumentais no Submarino Amarelo é resultado de um projeto do trio instrumental formado por Alexandre Guichard (violão), Ivo Ricardo (baixo) e Helio Ratis (bateria). Moradores da cidade, os três músicos se uniram há quatro meses para agregar suas experiências individuais a esse projeto e elaborar arranjos inovadores, inesperados e arrojados.

“O dom dos Beatles era o dom da harmonia. E sua visão sempre foi essa, com os instrumentos se entrelaçando em uma canção. A harmonia ainda é o nosso símbolo mais poderoso de um mundo melhor, onde os opostos cantam juntos como se fossem um só”, explica o baixista Ivo Ricardo.

Desta forma, o trio toca Beatles com arranjos autorais em versões e fusões contemporâneas, empregando brasilidades e personalidades musicais às versões dos inglesinhos originais. No repertório, peças como Eleonor Rigby, Hey Jude, Ticket to Ride e Yesterday, entre outras, ganham valorização da harmonia e arranjos surpreendentes, com toques de ciranda, samba, jazz e drum and bass.

Os ingressos antecipados para o show ainda podem ser adquiridos até esta sexta, 5, no Armazém do Alto, Casa das Letras, Instituto Integrartes e Let the Music, por R$ 15,00. Na hora do espetáculo, sairão a R$ 20. Os ingressos podem também ser solicitados pela página do projeto no Facebook (www.facebook.com/aventurasinstrumentais), com entrega em domicílio.

Sobre os músicos

Alexandre Guichard
Trabalhou como professor de música no Rio de Janeiro, tocou com cantores de variados ritmos e estilos. Participou da gravação de mais de 30 CDs como músico e/ou produtor. Em mais de trinta anos de profissão, tocou com Luis Melodia, Lobão, Fátima Guedes e com Rogério Skylab, entre outros, além de fazer arranjos para uma pluralidade de artistas. Como violonista, é um músico intuitivo. O rock e a música brasileira são suas grandes referências. Alexandre Guichard é mentor dessa proposta de visita multicultural à obra dos Beatles.

Helio Ratis
Baterista e compositor, Helio Ratis é profissional há 15 anos. Lecionou nas escolas São Marcelo e EDEM, no Rio de Janeiro, e ainda no Instituto Integrartes e no Guitar Club, em Teresópolis, além de ministrar aulas particulares. Como instrumentista, tocou com diversos artistas, como Dora Vergueiro, Laura Rizzoto e Cristiano Crochemore, Décio Rocha e Mangabrothers. No teatro tocou na comédia-rock Jacinta, de Newton Moreno, estrelada por Andréa Beltrão.

Ivo Ricardo 
Músico desde 1981, sua atuação na música e na diversidade de sons e ritmos vem de muito tempo. Nos anos 80, Ivo Ricardo liderou a banda Água Brava e, com ela, subiu em palcos de locais como Canecão, Circo Voador, Parque Lage, Noites Cariocas e Mistura Fina. Em 1991, tocou no Rock in Rio II, no Maracanã, acompanhando Serguei, a lendária figura do rock. Em 1998, passou a integrar o Funk´n Lata. Como baixista da banda, participou da gravação de dois de seus CDs e se apresentou em inúmeros eventos, como o Réveillon de Copacabana, e também pelo mundo, passando por lugares como Paris, Villefranche de La Ruergue, Toulouse, Amsterdam e Berlim.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Divulgação
Att,
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 3641-5507

Nenhum comentário:

Postar um comentário