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quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Escola Municipal do Imbiú em Teresópolis realiza atividades para preservar a memória da comunidade

Alunos da Escola Municipal da Glória Gonçalvez visitam o Sobrado Histórico José Francisco Lippi
Escola Municipal do Imbiú realiza atividades para preservar a memória da comunidade

Teresópolis, 16 de setembro de 2014 - Através do Programa Mais Cultura nas Escolas, a Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, localizada no Imbiú, 3° Distrito, desenvolve atividades em parceria com o Sobrado Histórico José Francisco Lippi. A intenção é resgatar, preservar e divulgar a memória da comunidade através de atividades museais, culturais e pedagógicas que serão desenvolvidas em diversas etapas. Elevar a autoestima dos moradores e fortalecer os laços da escola com a comunidade também fazem parte dos objetivos do projeto.

“Nossa intenção é resgatar a história da nossa região através da vivência da própria identidade e da busca das raízes que formaram nossa comunidade. Essa história não pode se perder com a chegada de novas famílias à região, ao contrário, neste projeto a história do início do século XX será revivida e valorizada através de vivências como o fogão à lenha, o ferro de passar roupa a carvão, a máquina de datilografia, colher e moer o café e diversas outras atividades que vão enriquecer o saber de nossos alunos neste projeto aprovado pelo Mais Cultura nas Escolas”, explica a diretora Adriana de Resende Aguiar.

O Programa Mais Cultura nas Escolas é uma parceria dos Ministérios da Cultura e da Educação e cada projeto selecionado recebe uma verba federal para incentivar a democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral. Os recursos são repassados diretamente às escolas e são investidos na contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas. No caso da Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, a parceria foi firmada com o Sobrado Histórico José Francisco Lippi.

“Através da Educação Museal pretendemos resgatar a história da comunidade do Imbiú, alcançando as crianças e a comunidade, melhorando sua autoestima e apontando um olhar diferente para a escola como patrimônio cultural. Já realizamos uma etapa na própria escola onde, junto à arte-educadora Bianca Aquino, abordamos a questão do imigrante que vem e modifica o lugar e hoje, com essa visita ao Sobrado, falamos sobre a história das famílias e, consequentemente, do lugar e do modo de vida no início do século”, explica Raquel Souza Furtado, coordenadora de projetos do Sobrado Histórico José Francisco Lippi.
 A diretora Adriana de Resende Aguiar comemora o projeto e o bom resultado da escola no Ideb
 Raquel Souza Furtado, coordenadora de projetos do Sobrado Histórico, recebe os alunos em uma típica cozinha do início do século passado
Os alunos Ana Luiza e David se encantam com o passeio e a visita ao museu
Os alunos da Escola Municipal da Glória Gonçalvez vivenciam atividades características o início do século passado
Com outras etapas a serem cumpridas durante seis meses, o projeto ainda desenvolverá atividades pedagógicas na própria escola, visitação a outro sítio histórico, exposição, documentário e a confecção de um livreto a respeito das descobertas realizadas durante o projeto, que será distribuído dentro da própria comunidade. Para os alunos, a riqueza de experiências tem encantado e trazido muitas novidades em seu aprender diário.

“Esse passeio está muito bom, nós viemos de trenzinho e estamos vendo muita coisa legal. Já vimos a baronesa, muitas flores bonitas e o ferro de passar roupa antigo que é muito interessante”, vibra a aluna Ana Luiza, de 5 anos, ainda no começo da visita.

Compromisso com a Educação

A Escola Municipal Maria da Glória Gonçalves, foi umas das escolas teresopolitanas que alcançaram boas notas no Ideb – Índice de Ddesenvolvimento da Educação Básica, criado pelo Inep em 2007 e que representa a iniciativa de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Com nota final de 6,7 no Ideb, a diretora Adriana de Resende Aguiar, credita o sucesso ao empenho de toda a equipe escolar.

“A gente vem de um trabalho de longos anos em um grupo com um comprometimento muito forte com a Educação, acreditando sempre que cada criança é única. Desenvolvemos diversos projetos na Escola, principalmente de leitura e escrita, e com esse trabalho em grupo temos conseguido alcançar nossas metas”, comemorou a diretora.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

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