Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Escolas Municipais abrem mais uma edição dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte Teresópolis

 Alunos das Escolas Lar de Isabel e Pastor Assis Cabral se apresentam no palco dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte
Escolas Municipais abrem mais uma edição dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte

Teresópolis, 22 de setembro de 2014 - No último sábado, 20, as escolas municipais Lar de Isabel, localizada em Pimenteiras, e Pastor Assis Cabral, de Barra do Imbuí, fizeram as apresentações de abertura de mais uma edição dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte. O evento, que busca levar ao grande público um conjunto de apresentações musicais na forma de recitais de música de câmara, canto e concertos, teve como tema ‘Noite Russa’, com a apresentação principal da pianista solo Paula Da Matta.

As diretoras Fernanda Guarilha de Souza, da Escola Municipal Lar de Isabel, e Mara Lúcia Rodrigues Cerqueira, da Escola Municipal Pastor Assis Cabral, destacaram o orgulho e a importância para a autoestima dos alunos fazerem parte das apresentações dessa noite. “Para eles é uma satisfação muito grande e um desafio. Um de nossos alunos veio nos contar a alegria dele estar aqui, já que no ano passado ele tocava ‘Cai Cai Balão’ e hoje ele iria apresentar música clássica russa e Beethoven”, apontaram as diretoras.

A apresentação das escolas da Rede Municipal foi realizada pelos alunos que frequentam as oficinas de Percussão e Canto e Coral oferecidas no Programa Mais Educação no contra turno escolar e ministradas pelos monitores Germano Ferreira e Carlos Roberto ‘Kiko’. Iniciada há 4 anos, essas oficinas desenvolvem diversas aptidões nos alunos participantes.

“Para nós, como monitores e educadores, é o resultado de uma semente plantada anos atrás, uma grande vitória estar com eles nesse palco tradicional”, destaca Kiko. “O importante também é essa iniciação musical, desenvolvendo a parte motora, rítmica e harmônica dessas crianças que despertam nesse projeto para o universo da música”, ressalta Germano.
 As diretoras Fernanda Guarilha de Souza e Mara Lúcia Rodrigues Cerqueira destacam o orgulho e a importância da apresentação
Um bom público esteve presente para conferir as apresentações dos Concertos de GalaOs monitores Germano Ferreira e Carlos Roberto ‘Kiko’ despertam nos alunos o gosto pela música
 A pianista Paula Da Matta fecha a ‘Noite Russa’ dos Concertos de Gala
Os Concertos de Gala mantêm a tradição da antiga Fundação Pro Arte Theodor Heuberguer, que durante os seus mais de 60 anos atuou na área da música erudita e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação visa formar novas plateias e valorizar a cultura local. As apresentações seguem um cronograma de músicas típicas de diversos países, contam com uma exposição de artes plásticas e coquetéis que visam criar uma atmosfera de integração entre o programa executado e a culinária típica.

“Quando fomos convidados para nos apresentar em uma ‘Noite Russa’, achamos que talvez fosse um universo muito distante dos nossos alunos. Mas aceitamos o desafio porque acreditamos que a música rompe barreiras e viemos aqui dar o nosso melhor. Tenho certeza que para eles foi uma experiência enriquecedora já que em nossas escolas temos a música como referência”, avaliou a professora Marcia Gomes, coordenadora do Programa Mais Educação nas duas escolas.

A noite de gala contou ainda com a apresentação de piano solo da instrumentista Paula Da Matta que encantou a plateia com suas execuções de Chopin, Rachmaninoff e Prokofieff. A próxima edição dos Concertos de Gala acontece no dia 25 de outubro com o tema ‘Noite Sueca’.
 Alunos das Escolas Lar de Isabel e Pastor Assis Cabral se apresentam no palco dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte
 Alunos das Escolas Lar de Isabel e Pastor Assis Cabral se apresentam no palco dos Concertos de Gala da Feso Pro Arte
Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário