Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Limpeza de rios e recomposição da mata ciliar prosseguem em Teresópolis

Rios da cidade estão sendo limpos para prevenir enchentes e alagamentos na temporada de fortes chuvas
Limpeza de rios e recomposição da mata ciliar prosseguem em Teresópolis

Teresópolis, 18 de setembro de 2014 - O trabalho de limpeza de rios em Teresópolis continua acontecendo. Preocupada com a segurança da população, a Prefeitura Municipal solicitou ao Governo do Estado a retomada do programa ‘Limpa Rio’ na região. Há cerca de 40 dias, as intervenções de desassoreamento e limpeza das margens dos rios vêm sendo realizadas por máquinas e funcionários do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Paralelo à operação, a Secretaria M. de Meio Ambiente está fazendo o reflorestamento da mata ciliar para a proteção dos corpos hídricos. Para o plantio estão sendo utilizadas mudas nativas da mata atlântica vindas do Horto Municipal, como ipês, paineiras, quaresmas, alecrim e amoreiras, entre outras espécies. As ações servem como medidas preventivas para garantir o bom escoamento das águas, evitando problemas de enchentes e de alagamentos durante o período das fortes chuvas de verão.

Nesta etapa, o trecho do Rio Meudon em frente à UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Nathan Garcia Leitão - , no Bom Retiro, foi o primeiro a ser atendido pelo ‘Limpa Rio’, mas o programa estadual já beneficiou, em outras ocasiões, o Rio Paquequer, no centro da cidade, e também os cursos d’água que cortam os bairros da Posse, Campo Grande, Caleme e região.

Atualmente, a operação de desassoreamento já chegou ao bairro Meudon. Homens e máquinas do Inea executam a tarefa, seguindo em direção à reserva florestal Jacarandá. Nos trechos mais estreitos, onde a escavadeira hidráulica não consegue entrar, o trabalho será executado por funcionários da Prefeitura. Outra frente de trabalho do órgão estadual deu início ao desassoreamento do Rio Paquequer, na altura da Beira Linha, de onde seguirá até a comunidade da Ilha do Caxangá, no Alto. As ações ainda serão levadas aos bairros de Pimenteiras e Fischer.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, a Prefeitura definiu com o Inea os trechos dos rios que ainda não foram desassoreados para receber a limpeza. Em seguida será feita uma revisão dos locais já atendidos para ver a necessidade do retorno do serviço, como a Ilha do Caxangá, no Alto, e o centro da cidade.

O ‘Limpa Rio’ tem caráter preventivo, emergencial, itinerante e permanente, e é executado de acordo com as demandas das prefeituras. Conforme um levantamento do Governo do Estado, desde 2008 o programa melhorou as condições de 639 rios, córregos e canais de 74 municípios fluminenses, beneficiando cerca de três milhões de pessoas. A Prefeitura de Teresópolis também alerta para que a população não jogue entulhos, lixo e materiais que causam entupimento nas manilhas e acúmulo nas margens dos rios e canais da região.
 As intervenções de desassoreamento e limpeza das margens dos rios vêm sendo realizadas por máquinas e funcionários do Inea
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente fazem o plantio de mudas para recompor a mata ciliar e proteger os rios
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário