Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Prevenção: Defesa Civil instala o 30º NUDEC

Moradores da Granja Florestal em curso de capacitação para a instalação do NUDEC
Prevenção: Defesa Civil instala o 30º NUDEC
Funcionários, Ponte Nova e Vargem Grande também vão ter núcleos comunitários

Teresópolis, 18 de setembro de 2014 – Priorizando as ações de prevenção no período de estiagem, a Defesa Civil Municipal vem dando continuidade à capacitação de moradores de áreas de risco para a implantação de NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. São unidades formadas por membros da própria comunidade, que recebem treinamento para participar de atividades de defesa civil como voluntários.

Em agosto foram instaladas as unidades de Providência, no 2º Distrito, e a do bairro dos Pinheiros/Servidão Delta. Neste mês de setembro, está sendo concluída a criação dos núcleos comunitários dos bairros Granja Florestal e Fischer, totalizando 30 NUDECs no município. A partir da próxima semana, serão contemplados com cursos preparatórios o bairro dos Funcionários, na cidade, e as localidades de Ponte Nova, no 2º Distrito, e Vargem Grande, no 3º Distrito.

Os integrantes dos NUDECs são capacitados para terem condições de auxiliar no reconhecimento de sinais que indiquem situações de risco em suas comunidades, bem como para atuarem preventivamente em seus bairros, em parceria com a Defesa Civil. Eles também são preparados para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

A formação dos núcleos comunitários de defesa civil cumpre a Política Nacional de Defesa Civil. As unidades são consideradas de suma importância por envolver os moradores na construção de uma cultura voltada para a prevenção de riscos.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário