Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Tem início o 4° Seminário de Educação Inclusiva de Teresópolis

 Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME, lembra a importância do envolvimento dos diversos atores escolares nesse evento
Tem início o 4° Seminário de Educação Inclusiva de Teresópolis

Teresópolis, 6 de outubro de 2014 - Com os objetivos de divulgar o conhecimento da área de Educação Especial/Educação Inclusiva, discutir a democratização do espaço escolar para atender alunos com necessidades educacionais especiais e fomentar a formação de professores e as políticas públicas para a área de Educação Especial na perspectiva da inclusão, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da sua Divisão de Educação Especial, deu início nesta segunda-feira, 6, ao 4° Seminário de Educação Inclusiva de Teresópolis. O evento, que acontece no auditório da SME e no campus d​o​ Unifeso, vai até a próxima sexta-feira, 10.

“Ficamos muito felizes em poder atingir todos os atores envolvidos na comunidade escolar, já que temos aqui a presença desde estudantes, professores, orientadores, até conselheiros escolares de outros municípios. Que a gente possa ajudar e fazer a diferença na vida desses estudantes que antes ficavam escondidinhos em algum lugar e hoje estão sempre conosco e que fazem parte da nossa realidade escolar. Que ao final dessa semana possamos contribuir para que eles cresçam e aprendam ainda mais”, disse a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME na abertura do evento.

Com programação variada, o 4° Seminário de Educação Inclusiva de Teresópolis visa a atualização, capacitação e reflexão sobre a Educação Inclusiva, possibilitando através de palestras e oficinas um olhar cuidadoso sobre o tema. Abrindo o ciclo de palestras, a professora Márcia Noronha, especialista em Saúde Mental, que atua no Instituto Benjamin Constant, mestre em Educação pela (UNESA), falou sobre os ‘Aspectos Educacionais da Surdocegueria’.

“Não existe uma formação na Educação Inclusiva, existe uma troca constante. O mais importante é que vocês não percam a dimensão de que eles são sujeitos e não existe um igual ao outro. Nem pela condição patológica, pela síndrome que apresentem, nem pelas características de personalidade. Cada um é um, e é assim que a gente se forma”, apontou a professora Márcia.

A surdocegueira é uma das deficiências que a Divisão de Educação Especial acolhe, a fim de possibilitar um atendimento especializado e individualizado aos alunos da rede municipal com necessidades especiais. A Divisão investe em estratégias de inclusão, realiza atendimentos itinerantes que facilitem o acesso e a permanência dos alunos e ainda oferece matrícula nas salas de recurso multifuncional.

Atualmente são 20 salas de recurso multifuncional em funcionamento na rede municipal, divididas em diversas regiões da cidade, 85 profissionais atuam como cuidadores nas escolas do município. Além disso, a SME também oferece intérpretes de libras para alunos matriculados no segundo segmento e transporte adaptado para aluno com deficiência física e visual.

“Esse é um trabalho que traz cidadania, equidade, dignidade, um trabalho que a gente acredita que dá direito a todos estarem verdadeiramente frequentando a escola. Mas para que isso realmente aconteça é preciso que tenhamos algumas estratégias. E cabe a nós pensar e formular essas estratégias. Uma delas é esse Seminário, onde podemos aprender, trocar experiências e formar novos olhares sobre o tema da Educação Inclusiva com grandes autoridades no assunto”, destacou Marcia Cristina Soares, diretora da Divisão de Educação Inclusiva da SME.

O secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, enfatizou que um dos papéis da Secretaria é o de formação continuada e de socialização dos saberes adquiridos, objetivos do Seminário. “Cabe à Educação oportunizar aos educadores teresopolitanos o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições, favorecendo a troca de experiência e colaborando para a formação continuada de nossos profissionais”, destacou Leonardo.

O 4° Seminário de Educação Inclusiva de Teresópolis segue até sexta-feira com palestras e oficinas em diversas áreas da Educação Especial. Confira a programação:

3ª Feira – 07/10/14
8h30 Oficina do Projeto Acessar – Professoras Marcia Gomes e Simone Nascimento.
14h Projeto PIPA: Intervenção e Pesquisa sobre Autismo – Psiquiatra Cristiane Pimenta, Mestre em Psicopatologia Rachel Amin e Professora Claudia Feitosa.
18h Deficiência Intelectual e Principais Síndromes Genéticas – Médico Geneticista Dr. Isaías Paiva (Unifeso – Sala Multimídia Afif).

4ª Feira – 08/10/14
8h30 Palestra para Pais e/ou Responsáveis – Psicóloga Érika Neves
14h Oficina do Projeto Acessar – Professoras Marcia Gomes e Simone Nascimento.
14h Palestra para Pais e/ou Responsáveis – Psicóloga Érika Neves

5ª Feira – 09/10/14
8h30 Síndrome de Down: Conhecer para mudar conceitos e transformar atitudes – Professora Rejane Maria Pereira
14h Síndrome de Down: Conhecer para mudar conceitos e transformar atitudes – Professora Rejane Maria Pereira

6ª Feira – 10/10/14
8h A Deficiência Visual e os desafios da Inclusão – Professora Elise Borba
14h30 Leitura e Escrita: Uma visão da Neurociência; Abordagem Fonológica – Professora Mônica Mattos.
A mestre em Educação, Márcia Noronha, palestra sobre a surdocegueira
A diretora da Divisão de Educação Inclusiva, Márcia Cristina, destaca a importância da formação continuada e da socialização dos saberes
Professores de outros municípios também comparecem ao Seminário
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário