Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alunos da rede municipal de Teresópolis ultrapassam a sala de aula através do Programa Mais Cultura

 Os alunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva conhecem o MAC, em Niterói
Alunos da rede municipal ultrapassam a sala de aula através do Programa Mais Cultura

Teresópolis, 25 de novembro de 2014 - Reconhecendo a cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto, o Programa Mais Cultura estabelece parceria entre o Ministério da Cultura, Governo Municipal, Secretaria municipal de Educação e instituições da sociedade civil. O objetivo é realizar ações que evidenciem cultura e cidadania. Em Teresópolis, 16 escolas municipais foram aprovadas no programa federal e os recursos disponibilizados pelo governo têm levado os alunos da rede municipal de ensino a ultrapassarem os limites da sala de aula.

“A Secretaria municipal de Educação, através de sua coordenadoria, tem acompanhado de perto as ações desenvolvidas pelas escolas municipais em relação ao Programa Mais Cultura e estamos muito satisfeitos com os resultados observados. Temos certeza que o ganho para os alunos tem sido muito significativo, assim como para toda a comunidade”, analisou o secretário da pasta, professor Leonardo Vasconcellos.

A Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, do 2° distrito de Teresópolis, levou recentemente seus alunos para conhecerem o MAC (Museu de Arte Contemporânea), em Niterói. Após a visita ao museu, fizeram uma exploração histórica da Praça XV e do Paço Imperial, no centro do Rio de Janeiro, terminando no Leme, em uma viagem que marcou a vida de muitos alunos que nunca tinham visto o mar.

“No passeio à Niterói e ao Rio de Janeiro o que eu mais gostei foi conhecer a praia, lá tinha muita gente, as ondas eram incríveis e a areia quente e fina. Foi muito legal”, se encantou a aluna Lívia Andrade, do 6º Ano. Para Isabela Silveira, também do 6° ano, todo o passeio rendeu recordações incríveis. “Amei o passeio. A coisa mais legal foi andar de barca. Foi a primeira vez que eu vi o mar, achei quatro conchas, a areia é muito quente e fofa. O museu de arte contemporânea também foi legal e a exposição foi maravilhosa”, disse a aluna.

Outro passeio que movimentou os alunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva foi ao Zoológico do Rio de Janeiro com as turmas do 2º e 3º ano de Escolaridade do Ensino Fundamental. Esta viagem teve como objetivo analisar e conhecer as diferentes espécies de animais, propiciando maior contato com os animais estudados em sala, assim como melhor percepção de seus hábitos alimentares, ambientes que vivem a classe a que pertencem e o estudo do gênero ficha técnica.
Explorando o centro do Rio de Janeiro, os alunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva estudaram História
Vindos do interior de Teresópolis, muitos alunos viram pela primeira vez o mar
Em visita ao Zoológico do Rio de Janeiro, os alunos de Teresópolis viram de perto animais que só conheciam dos livros e programas de TV
“Os alunos se encantaram com a viagem, já que puderam ter contato com espécies nunca vista por eles, descobrindo curiosidades e características de cada grupo animal. Durante o passeio, os alunos, oriundos da zona rural, puderam ver também desde aviões, já que passamos em frente ao aeroporto, até o Piscinão de Ramos, conhecendo assim uma “praia artificial”, dentre outras descobertas”, explicou a diretora da escola, Paloma de Souza.

“Através do Programa Mais Cultura nas Escolas, os alunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva terão a oportunidade de fazer outros passeios, que contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora. Durante os passeios, os alunos têm a oportunidade de conhecer lugares interessantes e divertidos, além de entrarem em contato, de forma dinâmica, com o conteúdo pedagógico de seus respectivos níveis ou anos e principalmente ampliando sua bagagem cultural e desenvolvendo a capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas e científicas”, concluiu a professora Marcia Maria, coordenadora do Programa Mais Cultura na rede municipal.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário