Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dia Nacional da Cultura é comemorado com grande festa na Praça Balthasar da Silveira em Teresópolis

A exibição de malabares do artista circense Ivo Bernardo encantou
Dia Nacional da Cultura é comemorado com grande festa na Praça Balthasar da Silveira

Teresópolis, 7 de novembro de 2014 - A Praça Balthasar da Silveira, no centro, ficou em festa na tarde de quarta-feira, 5 de novembro. Um grande movimento, organizado e promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, foi realizado no espaço em comemoração ao Dia Nacional da Cultura. Diversos artistas participaram do evento e brindaram o público com atrações musicais, teatrais e circenses, apresentadas no Palco sobre Rodas, o caminhão da Cultura para atividades itinerantes, que foi montado na praça exclusivamente para o evento.

“Não poderíamos deixar de comemorar o Dia Nacional da Cultura. E encontramos nesta ação uma forma eficiente de lembrar a data, oferecendo ao público diversas atrações gratuitas, o resultado foi muito positivo: praça cheia, com artistas e plateia satisfeitos. Agradeço a todos os artistas que aceitaram o nosso convite e comemoraram o Dia Nacional da Cultura conosco”, exalta o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

As atividades começaram com o palhaço Ozair Furtado Pirilim, que se apresentou com mágica e ventriloquismo, com o famoso boneco Willy, além de seu novo amigo Edu. Logo depois, foi a vez da professora Jeanette Albuquerque, que realizou contação de histórias, divertindo a garotada com a fábula ‘O fazendeiro, o menino e o burro’.

Seguindo com a programação infantil, o Grupo Pirueta encenou o divertido esquete teatral ‘O Chiclete’. Revezando-se na atuação, as atrizes Nara Zeitune e Andréa Sant’Anna arrancaram muitas risadas da criançada com a apresentação, realizada em sistema de mímica e rica em figurinos.

Comandada pelo artista Ivo Bernardo, professor do curso de circo da Secretaria de Cultura, a exibição de malabarismo e arte circense foi outra atração que despertou o interesse de crianças e adultos. Utilizando pernas de pau, Ivo divertiu com números de palhaçada e malabarismo, contando com o auxilio dos alunos André Felipe, Nayara de Paula e Isabela Sultani, a Ozaira. O número teve acompanhamento do violonista Marcos André, também professor dos cursos da Secretaria de Cultura.
Ivo Bernardo e os alunos do curso de circo da Secretaria de Cultura
O esquete 'O Chiclete' divertiu crianças e adultosJeanette Albuquerque contou a fábula 'O fazendeiro, o menino e o burro'
O público prestigiou e as crianças se divertiram
A festa teve também a participação do grupo de dança Scarface. Formado por Késia Borges, Bruna Rocha, e Erika Demani, Isabella Iero e Sthephanie Elly, o grupo agradou com números de street dance.

Na programação musical, três atrações chamaram a atenção de quem passava pela praça. Primeiro foi a vez do grupo Três de Nós, com Rachel Claussen, Hugo Sanchez e Spencer, que encantou com clássicos da MPB, como ‘Mania de Você’, ‘Banho de Lua’ e ‘Zé do Caroço’.

Já o grupo Encantos e Batuques mostrou ao público um pouco da cultura musical indígena e africana. Com a utilização de diversos instrumentos, Vera Luz, Paula Fialho, Emma Dickson, Andréa Sant’Anna, Valentine Van Roye, Bulo Fialho, Fernando Mello, Arnaldo Almeida e Vagner Tadeu apresentaram ainda canções autorais, como ‘Sereia’ e ‘Encantos e batuques’.

Encerrando o evento, o Grupo Sarrabulho, com repertório só de samba de raiz. Juntos no Palco sobre Rodas, Fernando Mello, Arnaldo Almeida, Bombril e Marcos André interpretaram clássicos do samba como ‘Dança da Solidão’, ‘Na cadência do samba’, ‘Trem das onze’ e ‘Timoneiro’, entre outras.

Quem esteve presente, curtiu a tarde de atrações. “Achei muito válido comemorar o Dia da Cultura desta forma. Excelente iniciativa. Adorei as atrações. E meu filho também”, comentou Adriana Resende, que esteve na Praça Balthasar da Silveira com o filho Diogo, de três anos, que se divertiu com o teatro e a atração circense.

Maria Klara Amorim, de nove anos, foi outra que aproveitou. Saiu da Feira do Conhecimento, aberta também na quarta, no Ginásio Pedrão, e seguiu com a mãe para a praça para curtir o teatro. “Gostei muito. Principalmente da policial”, disse a menina, referindo-se a uma das personagens do esquete ‘O Chiclete’.

O empresário Edson Rosa também curtiu as atrações com o filho João. “Excelente ideia oferecer todas estas atrações em praça pública de forma gratuita. E o tempo ainda ajudou. Foi perfeito”, elogiou.

A comemoração pelo Dia Nacional da Cultura teve ainda estandes montados para venda de livros. Participaram Fernando Mello, com o livro ‘As Aventuras de Mario Mico’; Ana Lagoa, com venda de livros usados em caráter beneficente; Luiza Brault, com livros diversos de sua autoria; e Regina Carmela, com a venda do documentário ‘Reminiscências – Teresópolis, a Casa da Seleção’.
Ozair Furtado e o boneco Willy

Texto: Geórgia Jahara
Fotos​: ​Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário