Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Escola encerra oficinas do Mais Educação em Teresópolis

Escola encerra oficinas do Mais Educação em Teresópolis
E​scola Pastor Assis Cabral tem evento de culminância do Programa Mais Educação

​Teresópolis, 19 de novembro de 2014 - ​Funcionando provisoriamente no CIEP 
​Prof. José Olympio, na Barra do Imbuí​, a Escola Municipal Pastor Assis Cabral reuniu nesta terça-feira, 18, alunos, familiares, professores e funcionários para apresentar ​o encerramento das oficinas artísticas do Programa Mais Educação. O Programa é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular​,​visando uma Educação Integral.

“Esse projeto é uma expansão do horário escolar, através de várias oficinas onde nosso foco maior é na área musical. Já realizamos esse trabalho há ​quatro anos e ele se tornou uma referência na comunidade escolar​. Isso porque procuramos desenvolver também nesses alunos, através da arte, o lado família, o lado cidadão​,​po​is acreditamos que esses valores têm muita importância na formação dessas crianças”, explicou a coordenadora do Programa Mais Educação na escola, professora Marcia Gomes.

Com 125 crianças matriculadas nas oficinas, a Escola Pastor Assis Cabral oferece aos seus alunos, através do Programa Mais Educação, aulas de Orientação de Estudos, Esporte na Escola, Recreação, Canto e Coral e Percussão. Essas oficinas ofertam diversidade e riqueza de vivências que tornam a Educação Integral uma experiência enriquecedora, agradando toda a comunidade escolar.

“Esse programa acrescentou muita coisa na vida da minha filha, ajudou no desenvolvimento psicomotor dela e o lado da socialização com as outras crianças. É um projeto que deveria ser implantado até o 9º ano, já que une a turma. Os alunos aprendem musicalização, começam a ter domínio da própria vida e o resultado é emocionante”, avaliou Carla Perrelli, mãe d​e Natália, aluna especial com Síndrome de Down que participa do Programa Mais Educação. 

O Programa tem como princípios a articulação das disciplinas curriculares​,​ com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais​,​ e a integração entre as políticas educacionais e sociais. As atividades a serem desenvolvidas são selecionadas pela escola a partir dos seguintes campos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza;​ e​ educação econômica.
 A coordenadora do programa, Marcia Gomes, enaltece os valores despertados pelas oficinas
A fábula “A Cigarra e a Formiga” ​é encenada pelos alunos
 As apresentações musicais apreendidas nas oficinas de Canto e Coral e Percussão agradam todos os presentes
 A comunidade escolar da Escola Pastor Assis Cabral assist ​e as apresentações do Mais Educação
No evento​ de encerramento​, os alunos apresentaram ​uma peça de teatro basead​a na fábula “A Cigarra e a Formiga”, de Esopo,e recontada por Jean de La Fontaine, além de números musicais variados com apresentações de peças populares e clássicas, culminando na música “Marcas do que se foi”, sucesso do grupo The Fevers. As apresentações musicais foram ensaiadas pelos monitores Germano Ferreira e Carlos Roberto ‘Kiko’.

A diretora Mara Cerqueira aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho desenvolvido na escola. “Gostaria de agradecer aos pais que confiaram na escola e apoiaram a iniciativa, aos monitores do Programa, em especial a minha coordenadora do Mais Educação. Esse trabalho vem sendo desenvolvido na Pastor Assis Cabral desde 2010 e nos deixa sempre contentes e emocionados”, enalteceu a diretora.

​Texto e fotos - Marcelo Ferreira
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário