Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Noite Italiana encerra temporada de 2014 da Série Concertos de Gala da Feso Pro Arte Teresópolis

Noite Italiana contou com a participação do grupo de teatro da Escola Municipal Professora Aclimeia de Oliveira Nascimento
Noite Italiana encerra temporada de 2014 da Série Concertos de Gala

A Série Concertos de Gala, promovida pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP), encerrou sua temporada de 2014 exaltando o bom humor, com plateia cheia e naquele clima típico italiano de confraternização e animação. No dia primeiro de novembro, a Noite Italiana teve como atração principal o Duo Santoro – apontado pela mídia como o mais conceituado duo violoncelístico brasileiro. A abertura do evento ficou por conta do grupo de teatro da Escola Municipal Professora Aclimeia de Oliveira Nascimento, e para encerrar a noite os presentes apreciaram uma saborosa macarronada.

“Esta Noite Italiana encerrou a temporada com chave de ouro, foi muito alegre e vibrante, e, assim como toda a programação temática de países, agradou em cheio”, analisou o coordenador do Centro Cultural, professor Jorge Bragança. Neste ano, a programação da série retratou as culturas argentina, espanhola, brasileira, norte-americana, russa, sueca e, por fim, a italiana. “Estamos planejando as noites temáticas para o ano que vem”, adiantou o coordenador. Além das apresentações de renomados artistas, as edições contaram com a apresentação de estudantes das redes estadual e municipal de ensino de Teresópolis na abertura de cada evento, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis e com os colégios estaduais, com a finalidade de formar novas plateias e valorizar a cultura local. “Com isso as escolas vão se entrosando e as crianças mantém contato com a cultura”, justificou o professor Jorge Bragança. Após as apresentações foram servidos coquetéis de encerramento com culinária típica de cada país tema do evento.

A dona de casa Gilmara Santos Silva veio assistir a sobrinha Carolaine Silva, da Escola Aclimeia Nascimento, interpretar a peça “Uma viagem pela Itália”. “Só conhecia o Centro Cultural pelo nome e hoje tive a oportunidade de estar pessoalmente. Achei maravilhoso o evento e vejo que é um grande incentivo para as crianças”, apontou.

A Série Concertos de Gala mantém a tradição da Fundação Pro Arte Theodor Heuberger, com objetivo de levar ao grande público um conjunto de apresentações musicais na forma de recitais mensais de música de câmara, canto e concertos, apresentados no Salão Nobre do Centro Cultural. “Eu adoro tocar aqui, sou sempre muito bem recebido e acho importantíssima a cidade manter este espaço. É muito difícil manter um espaço cultural com entrada franca ao público, por isso esta iniciativa não pode nunca acabar”, observou o ilustre convidado Ricardo Santoro, do Duo Santoro.

Nascidos no Rio de Janeiro, os gêmeos Paulo e Ricardo iniciaram seus estudos musicais com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Em 1989, graduaram-se pela Escola de Música da UFRJ com nota máxima e dignidade acadêmica Magna Cum Laude, obtendo o título de Especialização em Violoncelo pela mesma universidade. Ambos possuem o Mestrado em Música. Paulo e Ricardo Santoro fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1986 e da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 1989. Já se apresentaram como solistas à frente de várias orquestras, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos. Na plateia a musicista Gabriela Miranda também aplaudiu o Duo e a iniciativa. “A cultura na vida da pessoa é fundamental e um dueto desse nível em Teresópolis faz toda a diferença, já que na cidade não temos tanto acesso a apresentações deste tipo, e quando vêm artistas de renome temos que prestigiar”, constatou.
Noite Italiana encerrou a Série Concertos de Gala promovida pelo Centro Cultural FESO Pro Arte
Noite Italiana teve como atração principal o Duo Santoro – apontado pela mídia como o mais conceituado duo violoncelístico brasileiro
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário