Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Apresentações de dança encerram primeira etapa do Talentos da Casa de Teresópolis

Roni Costa e Letícia Pereira dançaram forró
Apresentações de dança encerram primeira etapa do Talentos da Casa

Teresópolis, 04 de dezembro de 2014 - Ao som de ‘Happy’, sucesso de Pharrell Williams, dezenas de alunos vestidos com camisas amarelas e muitos sorrisos encerraram na noite desta terça-feira, 2 de dezembro, a primeira etapa da temporada do Talentos da Casa 2014. Realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a apresentação contou com a participação dos alunos dos cursos gratuitos de caratê, dança de salão e dança de rua, reunindo centenas de pessoas no teatro da casa. Com entrada franca, a temporada final do Talentos da Casa recomeça nesta sexta, dia 5, com a abertura da exposição dos alunos de artes visuais.

Marcando o encerramento de 2014 das atividades dos 19 cursos culturais gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a temporada do Talentos da Casa começou no dia 26 de novembro, com a apresentação dos alunos de teclado, do professor Gleydson Lima; de violão, dos professores Marcos André e Levi Firme; de cavaquinho e violão, de Geremias Cruz; e de flauta e canto, da professora Célia Seabra.

No dia 27, a programação continuou com mais uma noite dedicada à música, com as apresentações dos alunos de violão, dos professores Rosângela Xavier e Jorge Elias; de canto e o Coral Municipal, do professor Douglas Clemente; de teclado, do professor Luiz Cláudio; e ainda de acordeon, do professor Cândido Neto, que encerraram animadamente a noite.

No dia 28, foi a vez dos alunos de teatro infantil, adolescente e adulto, do professor Adriano Ramires. Com casa cheia e muitos aplausos, as turmas encenaram três peças: ‘O espantalho’, ‘Romeu e Julieta’ e ‘Solidão, a ilha’, um conjunto de cinco esquetes com textos produzidos pelos próprios alunos.

No domingo, 30 de novembro, o teatro da Casa de Cultura se transformou em um picadeiro, com a apresentação dos alunos do curso de circo, liderados pelo professor Ivo Bernardo. Com efeitos de luzes, os alunos agradaram em cheio com números de malabarismo, pernas de pau e mágica, encantando a plateia. Mais tarde, foi a vez dos alunos de teatro infantil. Sob o comando da professora Jeanette Albuquerque, as crianças divertiram o público com a peça ‘Quem procura... acha’, uma adaptação da peça Flicts, de Ziraldo.

Encerrando a primeira etapa da temporada, na noite desta terça-feira, 2 de dezembro, se apresentaram os alunos de caratê, dança de salão e dança de rua. Sob o comando de Maria Círia, os alunos de caratê mostraram ao público alguns dos golpes aprendidos ao longo do ano. E depois, se revezaram no palco os alunos de dança, mostrando ao público números de bolero, samba, soltinho, salsa e forró, comandados pelo professor Marcos Ferreira, além, é claro, de diversas coreografias de dança de rua, coordenadas pelo professor Marcelo Cruz. Recursos audiovisuais foram utilizados para incrementar ainda mais a apresentação, sempre passando mensagens sociais positivas.
A alegria dos alunos do curso de acordeon, com o professor Cândido Neto, encerrou a noite de quinta
A aluna Giulia Ramos, em uma das acrobacias da apresentação de circoA Casa de Cultura ficou lotada em todas as apresentações
A coreografia Happy encerrou a primeira etapa da temporada do Talentos da Casa
A peça 'Romeu e Julieta' encantou a plateiaAlunos de circo, com o professor Ivo BernardoAlunos de dança de rua com a coreografia 'Bom mesmo é estudar'
Alunos de teatro infantil e a professora Jeanette AlbuquerqueAlunos de violão e  a professora Rosângela Xavier
Alunos do teatro infantil de Jeanette Albuquerque
Finalizando a noite, dezenas de alunos de dança de rua se espalharam por todo o teatro da Casa de Cultura para dançar e cantar o sucesso ‘Happy’, emocionando o público e levando a plateia praticamente ao delírio.

Público aplaude

Ao longo de todos estes dias, as centenas de pais que estiveram na Casa de Cultura para conferir as apresentações dos alunos saíram satisfeitas. “Foi a primeira peça encenada pela minha filha. Fiquei emocionada. Ingressar no curso de teatro contribuiu demais para o desenvolvimento dela”, comentou Fabiana Oliveira, mãe de Luiza, aluna de teatro infantil.

Para Alba Ramos, mãe da já famosa Giulia, destaque em boa parte das apresentações, a socialização é o maior benefício oferecido pelos cursos. “A Secretaria de Cultura propicia a estas crianças o convívio não só com os diversos tipos de arte, mas também com diversas pessoas, com pensamentos e posturas diferentes. E isso sem falar em todos os benefícios gerados pelos cursos em si. As apresentações foram maravilhosas, com uma concentração e uma seriedade das crianças que dão gosto de ver. A Secretaria de Cultura e os alunos estão de parabéns”, elogiou.
Ao fim da apresentação, o grupo comemorou
As crianças comemoraram ao fim da apresentaçãoCena da peça 'O espantalho', com alunos de teatro de Adriano Ramires
Cena da peça 'Quem procura... acha', de teatro infantil
Com bambolês e ocupando todo o teatro da casa, os alunos emocionaram o públicoMarcos Ferreira e Renata Nunes dançando salsa
O carimbó foi tema da coreografia 'Ai menina'
O Coral Municipal se apresentou com acompanhamento do regente e professor Douglas ClementeO professor de dança de salão, Marcos Ferreira, e a convidada Nadege, na coreografia de soltinho
Os alunos de teatro adolescente  encenaram cinco esquetes
Programação continua

A segunda etapa do Talentos da Casa começa nesta sexta-feira, 5 de dezembro, quando serão abertas ao público, a partir das 18h, as exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Artes Visuais: desenho e pintura, orientados por Liliane Xavier e Ricardo Guarilha; cerâmica e modelagem em argila, ministrado por Andréa Sant’Anna; e artesanato, ministrado por Silvana do Valle. A mostra poderá ser visitada até o dia 20 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Casa de Cultura.

Nos dias 13 e 14 de dezembro, se apresentarão na Casa de Cultura os alunos de teatro adolescente e adulto do professor Ayrton Rebello, com as peças: ‘Pode ser que seja o carteiro lá fora’, às 18h; ‘Além do meu gesto’, às 19h; e ‘Cabaré Rodriguiano’, às 20h.

E finalmente, nos dias 17 e 28 de dezembro, acontecem no teatro do Sesc, as apresentações dos alunos dos cursos de ballet e jazz da Secretaria de Cultura, encerrando a temporada do Talentos da Casa 2014. No dia 17, se apresentarão as alunas da professora Thyara Barbosa; e no dia 28, será a vez das alunas de Rafaela Ribeiro.
Os alunos do curso de circo se apresentaram com jogo de luzes e cores
Ramon Gallo e Wagner Batista encantaram o público com 'Deamons'
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Secretaria de Cultura de Teresópolis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário