Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Escola Municipal da zona rural de Teresópolis é destaque em concurso internacional de poesia

 Alunos e professores da Escola Alcino Francisco da Silva na premiação do XXV Concurso de Poesias da Academia de Letras e Artes de Paranapuã
Escola Municipal da zona rural é destaque em concurso internacional de poesia

Teresópolis, 16 de dezembro de 2014 - Alunos e professores da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, localizada no 2° distrito de Teresópolis, se destacaram no XXV Concurso de Poesias da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP). Concorrendo com poetas de nove estados brasileiros, além de Portugal, foram dois professores classificados na categoria adulto, 14 alunos classificados na juvenil e dois classificados na infantil. O resultado é a consequência de um trabalho desenvolvido desde o ano passado pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carlos Brunno Barbosa.

“O professor Carlos Brunno vem se tornando uma referência na rede municipal, graças ao trabalho que ele desenvolve nas escolas em que atua. Adorado pelos alunos e respeitado pelos colegas, é um desses profissionais que deixam sua marca na vida das pessoas”, comentou Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Autor de vários livros, o professor Carlos Brunno também participou do concurso, sendo agraciado com uma menção honrosa. Outro professor da escola, Genaldo Lial da Silva recebeu a medalha de ouro na categoria adulto. Os alunos premiados na Categoria Juvenil foram: OURO - Débora Branco. PRATA - Hebert Gabriel Andrade e Tainara Francisco. BRONZE - Gisleny Almeida e Jhekson Willian de A. Ramos. MENÇÃO ESPECIAL- Lauany Rodrigues, Vitor Flores, Stephany da Silva Oliveira, Mayane Tavares, Ana Gabriela Medeiros e Michaela Rodrigues. MENÇÃO HONROSA: Gean Oliveira, Vânia Ribeiro e Geovania Maria R. do Nascimento. Na Categoria Infantil foram premiados: PRATA: Carlos Fernando da C. Gomes e BRONZE: Natacha Felippe Corrêa.

Os poemas que participaram do concurso foram escritos a partir de diversas atividades educacionais realizadas durante esse ano letivo e no ano passado, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, todos sob a orientação e supervisão do professor Carlos Brunno, mas de forma multidisciplinar, como ele explica. “Os poemas de Gean, Geovania e Ana Gabriela fizeram parte do Projeto Arcadismo Teen 2014, durante a Aula Interdisciplinar, idealizada pelo professor de Inglês, Daniel Coelho, sobre Iluminismo; os de Jhekson William e de Stephany foram produzidos no Projeto Ultrarromantismo Teen 2013; o poema de Vitor Flores fez parte do Projeto Ultrarromantismo Teen 2014; os de Hebert Gabriel e de Mayane foram escritos no Projeto de Leitura e de Releitura com os oitavos anos; o de Michaela Rodrigues foi produzido no Projeto Futurismo, da Aula Interdisciplinar, sobre a influência da industrialização na vida e na arte. Os demais poemas foram entregues durante as aulas para os saraus realizados na escola ou para que eu os analisasse e publicasse em nosso blog”, explica o professor Carlos Brunno.

Entre as atividades que o professor desenvolve na Escola, estão o famoso e já tradicional Sarau Professora Rosa Amélia, que envolve música e poesia em diversos estilos, e o projeto de curtas metragens “Luz, Câmera... Alcino”, ações complementares sempre com a intenção de integrar, socializar e incentivar as diversas formas de manifestação cultural como parte da formação cidadã na escola pública.

Além disso, o professor é responsável pelo blog “Diários de Solidões Coletivas”, onde publica os textos produzidos pelos seus alunos. Com mais de 250 mil visitas, o blog pode ser acessado no endereço: http://diariosdesolidao.blogspot.com.br/
O professor Carlos Brunno recebe sua menção honrosa da ALAP
 Premiada com a medalha de Ouro na categoria juvenil, a aluna Débora Branco recebe sua premiação
Texto: Marcelo Ferreira 
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário