Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mesa redonda sobre violência encerra a campanha ‘16 Dias de Ativismo’ em Teresópolis

TERESOPOLIS RJ
Mesa redonda sobre violência encerra a campanha ‘16 Dias de Ativismo’

Teresópolis, 2 de dezembro de 2014 – Marcada para o dia 10, a mesa redonda intitulada “Construindo a Cidadania Feminina – Direitos Humanos: Expressões da Violência de Gênero” encerrará a programação feita em Teresópolis para marcar o movimento ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. Com realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, o evento será realizado às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (R. Carmela Dutra, 475 – Agriões – antigo Fórum da Vara da Infância).

Tendo como palestrantes a delegada Juliana Menescal da Silva Ziehe, da 110ª Delegacia Legal, e as advogadas Marisa Gaudio, presidente da OAB Mulher Teresópolis, e Vivecananda Dutra de Souza Firme, que é professora dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, a mesa redonda abordará assuntos relacionados ao atendimento a mulher vítima de violência, Lei Maria da Penha e Direitos Humanos.

Em Teresópolis, uma grande ação realizada na última sexta-feira, dia 28, dentro da campanha ’16 Dias de Ativismo’, movimentou o Espaço Mulher, feira de artesanato que funciona na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea. Atividades como Dança Sênior, ginástica, corte de cabelo, maquiagem​, serviços de saúde e de gestão econômica e rodas de conversa sobre assuntos relacionados ao universo feminino fizeram parte da programação, que reuniu muitas mulheres sensibilizadas pelo tema. O evento de conscientização contou com a participação das secretarias de Esportes, de Cultura e de Saúde, além do Unifeso (cursos de Enfermagem, Fisioterapia e de Administração) e do Instituto Embelleze. 

16 Dias de Ativismo

A campanha ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ - foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 154 países.

O período escolhido para o movimento vai de 25 de novembro - Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres – a 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Hoje, cerca de 150 países desenvolvem o projeto. No Brasil, a campanha começa no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - para chamar atenção para a dupla discriminação sofrida pela mulheres negras.

Mesa Redonda

“Construindo a Cidadania Feminina – Direitos Humanos: Expressões da Violência de Gênero”
Palestras
Tema: “Um olhar diferenciado no atendimento a Mulher Vítima de Violência”
Palestrante: Dra. Juliana Menescal da Silva Ziehe - delegada da 110ª Delegacia Legal
Tema: “Garantias de Direitos / Lei Maria da Penha”
Palestrante: Dra. Marisa Gaudio – Presidente da OAB Mulher Teresópolis
Tema: “Direitos Humanos”
Palestrante: Dra. Vivecananda Dutra de Souza Firme – Advogada e Professora dos Cursos
de Administração e de Ciências Contábeis do Unifeso – Centro Educacional Serra dos Órgãos
Data: 10 de dezembro, 15h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Rua Carmela Dutra nº475 – Antigo Fórum da Vara da Infância.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário