Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Teresópolis faz ação de combate ao mosquito da Dengue

 Distribuição de material informativo e orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito fizeram parte da ação
Prefeitura faz ação de combate ao mosquito da Dengue
Tenda montada na Calçada da Fama atrai grande público

Teresópolis, 09 de fevereiro de 2015 - Para lembrar a população que a incidência do mosquito da Dengue, o Aedes aegypti, aumenta no verão, o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis montou uma tenda no centro da cidade com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância das ações de prevenção à doença.

A ação de conscientização e sensibilização sobre o tema aconteceu no último sábado, 7, na movimentada Calçada da Fama, na Várzea, e atraiu grande número de visitantes curiosos que puderam ver de perto, através de um microscópio, as larvas e as características físicas do Aedes aegypti. Na ocasião também foi distribuído material informativo e dado orientações e esclarecimentos sobre como prevenir a proliferação do mosquito no município.

Os agentes de saúde mostraram a importância da colaboração de todos para auxiliar nos trabalhos de combate e prevenção. Responsável pela ação, o médico veterinário, Benedito Silveira, orientou que o combate tem que ser diário. “Para evitarmos a incidência da dengue, a melhor atitude é a prevenção. Pequenos detalhes podem melhorar e acabar com o mosquito. Toda a população tem que se conscientizar, não deixando água parada ou focos onde o mosquito possa se proliferar. Como estamos chegando em um período chuvoso temos que redobrar nossa atenção”, frisou o médico.

A população aprovou a campanha de esclarecimentos, como a advogada Ana Claudia da Rosa Maia. “Temos que agir de acordo com as orientações. Cada um tem que fazer a sua parte, pois assim fica mais fácil combater o mosquito, pois essa doença tem consequências drásticas como a dengue hemorrágica. Por isso, ações como esta são muito importantes”, afirmou. Passeando com a família em Teresópolis, o motorista rodoviários da cidade vizinha de Guapimirim, Marcelo Costa e Silva, concordou. “Prevenção é tudo, e essa conscientização é muito importante para alertar e lembrar a população que não podemos relaxar quando o assunto é doença”, concluiu.

Durante a ação sobre a dengue, a população também foi informada sobre o trabalho prestado pelo setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, como o combate a roedores e à proliferação de pombos, por exemplo. “Basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde informando o endereço que a nossa equipe vai ao local para averiguar e instruir a pessoa que nos acionou”, afirmou. O telefone da Vigilância Ambiental é (21) 2742-7272, ramal 210.
 População pôde ver através de um microscópio as larvas e as características físicas do Aedes aegypti
 A população aprovou a campanha de esclarecimentos, como a advogada Ana Claudia da Rosa Maia
 Responsável pela ação, o médico veterinário, Benedito Silveira, orienta que o combate tem que ser diário

‘10 minutos contra a dengue’

O folheto explicativo ‘10 minutos contra a dengue’, distribuído pela Secretaria de Estado de Saúde aos municípios, ensina que as pessoas levam apenas dez minutos por semana para fazer uma checagem rápida em sua casa ou local de trabalho a fim de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O material alerta ainda que o ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a dez dias. Se a verificação e a eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

As orientações que devem ser seguidas são as seguintes: caixas d’água tampadas; calhas limpas; tonéis, poços e barris bem vedados; pneus sem água e em lugares cobertos; bandejas de geladeiras e de ar-condicionado limpas e sem água; pratos de vasos de planta com areia até a borda; bromélias e outras plantas sem acúmulo de água; vasos sanitários sem uso sempre fechados; baldes virados com a boca para baixo; lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças e piscinas e fontes sempre tratadas.
Passeando com a família em Teresópolis, o motorista rodoviários da cidade vizinha de Guapimirim, Marcelo Costa e Silva, aprovou a iniciativa da Prefeitura

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário