Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Saúde realiza Dia D de combate a dengue em Teresópolis

TERESOPOLIS
Saúde realiza Dia D de combate a dengue

Teresópolis, 5 de fevereiro de 2015 – Neste sábado, 7 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a ação Dia 'D' contra a Dengue, das 9h às 12h, na Calçada da Fama, na Várzea. Coordenada pela Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, a mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquitoAedes aegypti, transmissor da doença.

A campanha contará com distribuição de panfletos educativos e esclarecimento sobre a doença e ações de prevenção. Através de uma lupa, as pessoas poderão observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o estado do Rio comemora queda de 83% nos casos de óbitos decorrentes da doença, em comparação com 2013, em todo o país. No ano passado, o Rio também foi o estado que apresentou a maior queda nos números de casos de dengue no Brasil. As notificações de casos da doença caíram 96%, em comparação com 2013.

A campanha 10 Minutos Contra a Dengue é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O site do programa Rio Contra a Dengue, da Secretaria Estadual de Saúde, traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue, que estimula a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue

Como eliminar os focos 

Algumas ações simples fazem a diferença na luta contra o mosquito. Por isso, tente colocá-las na sua rotina, pois estará ajudando a salvar vidas. Parte superior do formulário

1 – Coloque areia no prato dos vasos de plantas.
2 - Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.
3 - Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
4 - Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.
5 - Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
6 - Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha.
7 - Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.
8 - Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito.
9 - Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.
10 - Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.
11 - Limpe constantemente as calhas (remova tudo que possa impedir a passagem da água), a laje e a piscina de sua casa.
12 - Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.
13 - No alto de lajes e telhas também pode haver água parada. Caso more em apartamento, peça ao porteiro que verifique o acúmulo de água no terraço.
14 - Suspeite de garagens e subsolos. Confira se a água da chuva que cai nas calhas circula.
15 - Evite ter bromélias em casa. Mantendo-as, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário