Pesquisar este blog

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Secretaria de Cultura de Teresópolis promove duas exposições em fevereiro

TERESOPOLIS
Secretaria de Cultura promove duas exposições em fevereiro

Teresópolis, 5 de fevereiro de 2015 - Abrindo a temporada 2015 de exposições, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, promoverá duas mostras durante o mês de fevereiro. Montadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, as exposições abordam uma série fotográfica e ainda a história da capoeira, ambas com entrada franca.

A primeira, ‘O catador de imagens’, do fotógrafo Rubens Paiva, poderá ser vista a partir deste sábado, 7 de fevereiro, e ficará exposta até o dia 28. A mostra, que já passou por Petrópolis, reúne imagens que mexem com a imaginação humana, como descreve o autor. “Tirando fotos pelas ruas me deparei com um catador de latas. Observando o trabalho dele me veio à mente o nome desta exposição: O catador de imagens. A busca pela lata é parecida com a minha busca pela imagem. Ambas são transfiguradas pela força. A lata pela pisada. A imagem pela imaginação. O que será da lata amassada? O que será da imagem imaginada? Ambas não pertencem mais aos catadores. Pertencem a você”, analisa Paiva.

Já a segunda mostra, ‘Capoeira – Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade’, será aberta ao público na segunda-feira, 9 de fevereiro, e integra a programação do XVI Encontro Internacional de Capoeira em Teresópolis, que acontecerá de 15 a 22 de fevereiro. Com organização do Grupo Senzala de Capoeira, sob a coordenação do Mestre Elias, o evento tem o apoio da Prefeitura, e vai reunir na cidade cerca de 450 praticantes do esporte, entre brasileiros e de outros países.

A exposição reúne paineis com textos e imagens que contam a história da capoeira, a trajetória do Grupo Senzala e retratam ainda fotos de grandes mestres da modalidade. Objetos e trajes típicos também integram a mostra, que poderá ser vista até 22 de fevereiro.

“A Casa de Cultura mais uma vez oferece ao público boas opções para quem aprecia artes plásticas e visuais. Além disso, exposições são sempre uma excelente fonte de conteúdo. Além das belas imagens de Rubens Paiva, será interessante também saber mais sobre a capoeira, que decididamente faz parte da cultura brasileira. Vale a pena conferir”, convida o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

As duas exposições poderão ser visitadas de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras).

Secretaria Municipal de Cultura
Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário