Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

Beatriz Silva inicia ciclo de palestras para alunos da EJA Teresópolis

 A diretora Jane Lara Motta ressalta que os objetivos das palestras  são educacionais e motivacionais
Beatriz Silva inicia ciclo de palestras para alunos da EJA

Teresópolis, 18 de março de 2015 - Admitindo que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de maiores estímulos para continuarem suas vidas acadêmicas, a equipe gestora do Centro Educacional Beatriz Silva, localizado na Barra do Imbuí, preparou um ciclo de palestras que visa um duplo objetivo junto aos estudantes: estimular e informar. As ações vão levar os alunos além do conhecimento de sala de aula, possibilitando integração, conhecimento e aprendizado com temas relevantes às suas vidas.

“Esse ciclo de palestras será realizado com voluntários e parceiros, sobre temas importantes para a clientela da EJA. Além disso, iremos priorizar conferencistas que tenham afinidades em seu histórico de vida com nossos alunos. Pessoas que estudaram em escola pública, passaram por experiências de vida conhecidas por esses alunos e hoje podem dar seus testemunhos vitoriosos também a favor da Educação”, explica a diretora Jane Lara Motta.

No primeiro evento, a convidada foi a advogada e professora da Unifeso, Vera Lúcia de Oliveira, que abriu mão da formalidade de uma palestra para ‘bater um papo’ com as alunas sobre direitos e deveres das mulheres, uma referência a comemoração ao Mês da Mulher que é celebrado durante março.

“A ideia hoje não foi a de uma palestra formal, mas uma conversa onde se possa tirar dúvidas sobre direitos, obrigações em relação ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), passando algumas orientações considerando a minha vivência no trabalho com adolescentes em conflitos com a lei. Conversamos também sobre o perigo da internet e de ferramentas como Facebook e Whatsapp, que fazem parte do cotidiano deles e sobre a violência doméstica”, explica a professora Vera Lúcia.

Nas próximas edições do Ciclo de Palestras do Beatriz Silva, a intenção é convidar mais advogados para abordar novos temas, mas também médicos, dentistas e outros profissionais que tenham como experiência de vida a superação através da Educação. Sempre abordando assuntos pertinentes e interessantes para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.

“A clientela da EJA precisa de referências e esses palestrantes que virão falar com eles vão acabar se tornando um modelo para uma perspectiva de vida. São ex-alunos de escola pública, profissionais respeitados, que passaram por inúmeras situações e trazem uma experiência que falta a esses alunos que precisam de motivação, já que estudam à noite, sofrem defasagem escolar e trazem sua carga de problemas sociais”, pondera Marcia Miranda, orientadora pedagógica da escola.

“Todos os polos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino têm procurado fazer atividades diferenciadas para seus alunos. Aqui no Beatriz Silva, aproveitando o mês da mulher, abrimos o Ciclo de Palestras com uma advogada e professora falando para as alunas da EJA sobre temas importantes, permitindo que a Escola cumpra seu papel de orientar, mostrar caminhos, direitos e deveres que cada cidadão tem. Por isso, a EJA vem a cada mês, a cada semestre, proporcionar essas atividades”, finaliza Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA na Rede Municipal.
A orientadora pedagógica Marcia Miranda explica a importância dessa iniciativa para os alunos da EJA
Ana Paula Coutinho, coordenadora municipal da EJA, com a equipe gestora do Beatriz Silva A professora e advogada Vera Lucia de Oliveira conversa com as alunas da EJA
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário