Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2015

Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher de Teresópolis tem nova composição

Conselheiras titulares e suplentes eleitas para a gestão 2015-2017 do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher de Teresópolis
Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher tem nova composição
Eleição da mesa diretora é marcada para 30 de abril

Teresópolis, 31 de março de 2015 – Considerado um sucesso o Fórum realizado nesta terça-feira, dia 31, e que elegeu as novas integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2015-2017. Seguindo o previsto pelo estatuto, as novas conselheiras, titulares e suplentes, serão empossadas em reunião ordinária marcada para o dia 30 de abril, quando haverá eleição da mesa diretora do órgão.

Reunindo representantes de vários segmentos da sociedade no Teatro Municipal, localizado na Prefeitura, o evento foi aberto pela primeira-dama Alessandra Rosa, que é secretária municipal dos Direitos da Mulher. “Espero que possamos continuar a parceria na trajetória de lutas pela conquista dos direitos de gênero”, pontuou.

Também marcaram presença no Fórum de Eleição a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Graça Granito, acompanhada da subsecretária Alair Sampaio; a coordenadora de Programas de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde, Maria da Conceição Monteiro Salomão; o presidente do Lions Clube Teresópolis, Dorivaldo Barros; o diretor do Conselho Comunitário de Segurança, Nadim Kantara; e a comissária da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, Fátima Gil.

Para a conselheira Martha Correa, representante do poder público no órgão, as mulheres devem ter consciência da atuação do Conselho e trabalhar unidas pelo seu fortalecimento. “O Conselho propõe, fiscaliza e induz a sociedade a repensar o que são políticas públicas para mulheres, da cidade e do interior. Cada vez mais mulheres pensando e produzindo em defesa da própria mulher repercute na cidade em geral”.

Palestras

O Fórum foi aberto por uma mesa redonda com duas palestrantes convidadas. Com 41 anos de luta pelo movimento de mulheres de Teresópolis, e primeira secretária dos Direitos da Mulher na cidade, a advogada Joselice Cerqueira abordou o tema violência doméstica.

“Não podemos nos resignar. Precisamos mudar nossa cultura e não educar para a submissão, nem homem, nem mulher, e sim para a igualdade. Já fui presidente do Conselho e secretária dos Direitos da Mulher por duas vezes. Tenho orgulho do trabalho realizado aqui na cidade”, assinalou Joselice, que atualmente é assessora especial da Secretaria de Políticas para Mulheres no Município do Rio de Janeiro.

Outra convidada foi a palestrante Lucila Martinez, consultora do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência para a Agenda 21-Comperj. Ela salientou a importância de a mulher se manter sempre informada sobre tudo o que ocorre a sua volta para a conquista de direitos. “O maior desafio é fazer um diálogo permanente e diário que nos ajude a construir novos valores. Temos que nos envolver em tudo: educação, saúde, economia. Essa visão holística nos dá poder”.
Palestrante Lucila Martinez: conhecimento para a conquista de direitos

Movimento de mulheres

Em 1991 os movimentos feministas de Teresópolis se uniram pela instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, que foi criado pela Lei Municipal 1.476, de 25 de outubro de 1993. Três anos depois, o órgão acabou sendo desativado. Em 2003, mulheres ativistas reiniciaram a luta pelos seus direitos com a realização do fórum ‘Diga não à discriminação e à violência contra a mulher’. Reunindo 300 participantes, o movimento culminou com a reativação do Conselho.

Em junho de 2007, o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher promoveu, junto com a Secretaria de Segurança Pública, o evento ‘Reage Mulher’, fato que deu origem, em 2008, à criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a segunda em todo o estado do Rio de Janeiro.

A implantação da secretaria foi considerada um marco da luta pela conquista de direitos empreendida pelas mulheres ativistas de Teresópolis. Isso porque a política de gênero se faz tão necessária como qualquer outra, uma vez que também zela por direitos humanos.

Atualmente, o Conselho é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher, é composto por representantes de 18 de entidades de classe, seis do poder público e três mulheres sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa.


CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER – GESTÃO 2015-2017

Poder Público: Secretarias Municipais dos Direitos da Mulher, de Desenvolvimento Social, de Educação, de Segurança Pública e de Saúde e Procuradoria Geral do Município.

Entidades: Associação de Mulheres Mulher de Pedra; Acordes - Associação Comunitária Representativa de Senhoras em Teresópolis; AVIT - Associação das Vítimas das Chuvas de Teresópolis em 2011; AASTE - Associação das Assistentes Sociais de Teresópolis; Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Moradores da Quinta Lebrão, AMO-Várzea - Associação de Moradores da Várzea; Ceuxco - Centro Espírita de Umbanda Xangô Caô do Oriente; FESO - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Grupo Diversidade Teresópolis; Lar Tia Anastácia, Lions Clube Teresópolis, OAB Mulher; Paróquia de Santo Antônio; Sindicato dos Bancários de Teresópolis; SindPMT – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis.

Sem vínculo com entidades: Denise Ferreira, Dilce de Carvalho Silva de Barros, Maria Emília Magalhães, Rosalda Soares Pereira, Rozineide Coelho Gomes, Zilair Barbosa Silva.
Primeira-dama Alessandra Rosa e advogada Joselice Cerqueira: secretária dos Direitos da Mulher atual e primeira titular da pasta unidas pela igualdade de direitos
Delegadas inscritas votam nas entidades candidatas à nova composição do Conselho
FOTOS – crédito Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário