Pesquisar este blog

domingo, 22 de março de 2015

Cursos do Pronatec Cultura em Teresópolis:Alunos seguem com aprendizado teórico e prático

Alunos do curso de conservação de acervos em visita ao Sobrado José Francisco Lippi
Cursos do Pronatec Cultura:Alunos seguem com aprendizado teórico e prático

Teresópolis, 22 de março de 2015 - Os cursos do Pronatec na área cultural realizados em Teresópolis continuam fazendo sucesso entre os alunos matriculados. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Pronatec e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e o Ministério da Cultura (MinC), os cursos atendem diretamente 60 pessoas, oferecendo capacitação para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos.

Os cursos são realizados em duas das unidades da Secretaria de Cultura. Na Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, acontecem as aulas de auxiliar de conservação de acervos. Já o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, sedia as aulas do curso de assistente de produção cultural.

Nas aulas, os alunos recebem orientação teórica e prática. No primeiro curso, aprendem como formular e executar projetos. No segundo, manuseiam documentos e aprendem como catalogar e higienizar documentos do acervo. Além disso, eventualmente são realizadas atividades externas, como complemento dos trabalhos.

Recentemente, os alunos do curso de conservação de acervos visitaram a Biblioteca do Centro Cultural Bernardo Monteverde, onde tiveram noções de organização. E, depois disso, o grupo esteve também no Sobrado José Francisco Lippi, mais conhecido como Museu de Venda Nova, onde visitou as instalações, mas já com um olhar diferente, mais técnico, voltado para o reconhecimento dos equipamentos e a conservação do espaço.

“Tem sido gratificante participar deste curso. Um aprendizado importante, que está contribuindo de forma relevante em minhas atividades como historiador”, comentou o pesquisador Romildo Pires.

Os cursos são gratuitos, com carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana. Cada aluno recebe ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de kit escolar. As aulas são ministradas por Flávia Silvestre e Rodrigo Otávio, no curso de conservação de acervos, e Maritza Garcia e Mara Bastos, no curso de assistente de produção cultural.

“Realmente, nestes dois meses já é perceptível a diferença na capacitação dos alunos, que se mostram entusiasmados e com grande disposição de aprendizagem. Na prática, isto representará em breve profissionais mais preparados atuando no mercado de trabalho, o que vai causar impacto direto e positivo na cultura do município”, avaliou o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.
Após os estudos, os alunos se reuniram para um momento de confraternização
No espaço, o grupo foi orientado pela diretora do Sobrado, Regina Furtado
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Rafael Corrêa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário