Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de março de 2015

Destacamento dos Bombeiros de Bonsucesso em Teresópolis completa um ano

 Alunos da E. M. Monsenhor Bennassi, que fizeram o curso de bombeiro-mirim, participam da comemoração
Destacamento dos Bombeiros de Bonsucesso completa um ano

Teresópolis, 2 de março de 2015 - O destacamento do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso (DBM 2/16), localizado na Estr. Teresópolis-Friburgo, Km 28, completou no último sábado, dia 28 de fevereiro, um ano de existência. A data foi comemorada com uma cerimônia, na sexta, 27, com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas, o Cte. do Comando de Bombeiros da Área Serrana (CBA II), cel. Flavio Luiz de Castro.

“Desde 1998, quando servi a corporação em Teresópolis, já conversávamos sobre a necessidade de ter um destacamento nessa região. Há um ano, graças à colaboração de diversas forças, como a Prefeitura e o legislativo estadual, conseguimos instalar esse DBM, que tem feito um excelente trabalho”, ressaltou Flavio, que estava acompanhado do avô Ernesto Lima de Castro, cel. da reserva do Corpo de Bombeiros. Os comandantes do 16ºGBM/Teresópolis e do 15º GBM/Petrópolis, ten.-cel. Leal e ten.-cel. Soledade, também participaram da comemoração, assim como o ex-secretário de estado de Defesa Civil, cel. Albucacys.

Os secretários municipais de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, e de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, destacaram o empenho da Prefeitura para a realização do projeto. “A vinda do Corpo de Bombeiros para essa área era um desejo antigo da comunidade que no governo do prefeito Arlei conseguiu-se concretizar. Neste primeiro ano, foram cerca de 800 atendimentos, com muitas vidas salvas”, pontuou Da Luz.

O capitão bombeiro-militar Ian coordena o DBM de Bonsucesso e mencionou a rapidez no atendimento às ocorrências a partir da instalação do destacamento na localidade. “O tempo resposta foi reduzido em pelo menos meia hora e isso faz uma diferença significativa no resultado do salvamento”, afirmou o capitão.

Sessenta alunos da Escola Municipal Monsenhor Mario Bennassi, localizada em Vieira, que fizeram o curso de bombeiro mirim em 2014, tiveram uma participação especial na festa, entregando a autoridades e moradores lembranças que simbolizam o primeiro aniversário do destacamento. A diretora da escola, Lucimar Tuller, frisou o trabalho de educação cidadã feito pela corporação. “O projeto bombeiro-mirim é maravilhoso. Nas duas escolas em que trabalho já formamos mais de 200 crianças, que tiveram ensinamentos importantes para suas vidas”.
 Cel. Flavio Luiz de Castro, cte. do CBA Serrano, ressalta o bom trabalho feito pelo destacamentoTen-Cel Leal, cte. do 16º GBM, recebe homenagem de um bombeiro mirim
 Representantes da comunidade são homenageados pela parceria com o DBM  Representantes da comunidade são homenageados pela parceria com o DBM
Com dois pavimentos, o prédio do Destacamento do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso possui refeitório, cozinha com despensa, banheiro e quatro ambientes no primeiro andar, para o atendimento ao público. O segundo piso é utilizado como alojamento para os militares, com dois dormitórios, banheiro coletivo e uma suíte. A unidade conta com uma viatura híbrida, com funções de extinção de incêndio e de salvamento, uma ambulância e um veículo 4x4 para atendimento em locais de difícil acesso. Atualmente, o DBM 2/16 tem uma equipe formada por 29 bombeiros. Neste primeiro ano de atuação foram registradas cerca de 800 ocorrências: 300 relacionadas a acidentes de trânsito, 300 referentes a fogo em vegetação e 115 a mal súbito, entre outras.
 Secretários de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, e de Defesa Civil, cel. Roberto Silva, na cerimônia de um ano do destacamento
Descerramento da placa comemorativa do primeiro ano de implantação do DBM de Bonsucesso
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário