Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de março de 2015

Fórum elegerá, em 31 de março, o novo Conselho da Mulher para Teresópolis

TERESOPOLIS
Fórum elegerá, em 31 de março, o novo Conselho da Mulher
Entidades poderão se candidatar a partir do dia 23

Teresópolis, 3 de março de 2015 – Publicado em Diário Oficial nesta segunda-feira, 2, edital de convocação das entidades interessadas em participar do fórum de eleição da nova composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, para o biênio 2015/2017. As inscrições serão feitas no período de 23 a 30 de março, das 9h às 12h, na Sala dos Conselhos (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea).

Poderão se inscrever entidades da sociedade civil, legalmente constituídas, que apresentarem pedido de registro de candidatura por escrito, com ofício assinado pelo representante legal apontando os nomes das indicadas (titular e suplente), bem como o CNPJ ativo e o estatuto. As inscrições também serão abertas a mulheres interessadas pela causa, e que não estejam vinculadas a nenhum grupo da sociedade civil organizada.

Estarão aptas a votar as delegadas inscritas no fórum, inclusive as seis representantes do Poder Público. Dentre as candidatas, serão escolhidas 18 entidades, por meio de votação aberta. Serão escolhidas, ainda, seis mulheres, sendo três titulares e três suplentes, que demonstrem interesse na causa, e que não estejam vinculadas a nenhum grupo da sociedade civil organizada.

O fórum para a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher será realizado no dia 31 de março, das 9h às 13h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675, Várzea).

Criado em 1993, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher, é composto por representantes de entidades de classe, do poder público e por mulheres sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa. Tem como função a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação de preconceito e desigualdade de gênero no âmbito municipal, entre outras atribuições.

Programação

O evento contará com mesa redonda sobre temas relacionados ao movimento de mulheres, sugeridos durante reunião do Conselho, como empoderamento feminino, mulheres na política, mulher e meio ambiente, violência doméstica e bullying no trabalho. Entre as palestrantes convidadas, está a advogada Joselice Cerqueira, militante do movimento feminista desde a década de 1970 e ex-presidente da Comissão OAB Mulher. Ela participou da instalação do Cedim-RJ (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), da criação do Conselho da Mulher de Teresópolis e foi a primeira secretária dos Direitos da Mulher no município.

Outra convidada é a deputada estadual Martha Rocha, conhecida pela bandeira das causas femininas. A delegada de polícia foi titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher-RJ, presidente do Cedim-RJ e chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. A especialista em Gestão Estratégica para o Desenvolvimento Local e Regional, Lucila Martinez, também fará palestra.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário