Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Pedagogia do UNIFESO Teresópolis promove Aula Magna e lança Fórum Permanente de Diversidade

Aula Magna do curso de Pedagogia do UNIFESO abordou o tema “Sexualidade e Diversidade Humana: desafios contemporâneos”
Pedagogia do UNIFESO promove Aula Magna e lança Fórum Permanente de Diversidade

Evento tradicional do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), a Aula Magna desenvolve uma proposta vinculada aos eixos de formação ou às áreas de aprofundamento do curso, levando profissionais relacionados às temáticas selecionadas para discussões com os acadêmicos. O encontro deste primeiro semestre de 2015, ocorrido no dia 16 de março no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, abordou o tema “Sexualidade e Diversidade Humana: desafios contemporâneos”, com a participação da psicanalista Joana Souza, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e diretora do Corpo Freudiano; e da psicóloga e psicanalista Eveline Miranda, associada do corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo Teresópolis.

Ao abrir o evento, a professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso, afirmou que, acerca da questão sexualidade e diversidade humana, “é fundamental pensarmos como atuar neste mundo no qual as sexualidades têm uma dimensão muito maior do que há 30 anos. Por conta desses desafios contemporâneos colocados para nós como pessoas e, sobretudo, como educadores, temos que abrir este espaço para reflexão”.

As palestrantes propuseram um diálogo aberto com os presentes e pediram espontaniedade para o assunto. “Apesar de vivermos numa época de avanços científicos e tecnológicos imensos, a questão da sexualidade é causa de desconforto para a sociedade e sempre foi colocada como algo coberto por tabus”, apontou a psicanalista Joana Souza.

Fórum Permanente de Diversidade 

O professor Leonardo Figueiredo Barbosa, coordenador do curso de Direito, foi convidado a fazer o lançamento do Fórum Permanente de Diversidade, também chamado ‘Humanus’. “Estamos num país muito vasto, com uma cultura muito rica e diversificada, com pessoas com origens, classes, opiniões e posturas diferentes, naquilo que caracteriza uma sociedade democrática, onde as pessoas têm direito a ter essas diferenças mas também o dever de respeitar as diferenças”, justificou a importância da reflexão acerca do tema. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar o concurso da logomarca para o fórum, promovido pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) para a a criação e a escolha de uma logomarca que será o símbolo de todas as atividades do fórum. O período para participar do concurso será de 17 de março a 17 de abril. Mais informações no Blog do CCHS:
<http://blogdocchs.filoinfo.net/node/188>,
pelo e-mail <cchs@unifeso.edu.br> ou
pelo telefone 2641-7069.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário