Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Prefeitura de Teresópolis amplia matrículas da Educação Infantil no interior

Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, e a diretora do Depto. de Educação, Carla Rabello, comemoram os bons resultados do trabalho feito à frente da Rede Municipal de Ensino
De 100 para 800 alunos
Prefeitura amplia matrículas da Educação Infantil no interior

Teresópolis, 12 de março de 2015 - Os primeiros anos em que a criança descobre o universo da convivência social distante dos que reconhece como partes de sua história são essenciais e definitivos na construção do saber. Esta é uma informação recorrente, entretanto é correta quando nos dá a dimensão da responsabilidade do gestor público. Este deve propiciar à população centros educativos de qualidade para atender aos primeiros anos de vida escolar para a nossa população. O secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, ressalta a ampliação do número de crianças atendidas, em especial, na Zona Rural, que saltou de 100 para 800.

“A nossa preocupação é com o todo, mas na questão da Educação Infantil temos muito a comemorar. Por exemplo, quando chegamos à Secretaria, no interior, tínhamos uma média de 80 a 100 crianças na Educação Infantil. Hoje passam de 800 alunos matriculados”, lembrando que neste sábado, dia 14, será inaugurada a Creche Profª Alayde Ferreira da Silva, em Vargem Grande, no 3º Distrito.

Teresópolis nos anos recentes destaca-se efetivamente neste campo. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, investe em tempo integral no preparo de um ambiente escolar que atenda as necessidades desta faixa etária, cumprindo também as exigências dos programas nacionais para a educação infantil.

“Hoje, pelos nossos índices, estamos atendendo a quase totalidade as idades de quatro e cinco anos, ou seja, falta muito pouco para a universalização. Acreditamos que o município vai conseguir atingir a meta de 100% até o final do ano de 2016, conforme determina o Ministério da Educação”, explica Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da Secretaria.

A atuação do município é eficiente tanto no que diz respeito à estrutura física dos prédios, onde vê-se o cuidado com o material de qualidade usado, o bom gosto e a preocupação para que a criança sinta-se acolhida pelo ambiente e, também a família considere o espaço como um lugar seguro para o dia a dia desta criança.

“Por melhor que seja o profissional e por mais vontade que o aluno tenha de aprender, a infraestrutura de material e de mobiliário, além de uma alimentação adequada, são fundamentais para o bom desenvolvimento escolar”, pontua Leonardo Vasconcellos.

Importante frisar ainda o processo de qualificação profissional, quando rotineiramente são proporcionados cursos, que levam o educador, o agente de educação infantil e todo o corpo docente das unidades a um avanço técnico e emocional. A coordenadora da Educação Infantil, Luana Oliveira, frisa o trabalho de formação continuada promovido na Rede Municipal.

“Nós temos pensado na Educação Infantil não só na visão do cuidar, mas também com um olhar pedagógico. Acreditamos que a criança deve ser bem cuidada sim, porém também está ali para aprender. Assim, realizamos diversas ações voltadas para a formação continuada dos professores, que devem ser valorizados, pois desempenham um papel extremamente importante na formação de nossos alunos”, afirma a coordenadora.
 Secretaria de Educação: preocupação com o cuidado e o aprendizado das crianças A brinquedoteca é um instrumento importante para a Educação Infantil
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário